Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Seminário regional do Plano...

Seminário regional do Plano Plurianual foi realizado em Rio do Sul

O Seminário Regional para escolha das prioridades da região de Rio do Sul a serem incluídas no Plano Plurianual 2016/2019, realizado na Sala Nobre da Unidavi, nesta quarta-feira, 3, resultou na escolha de prioridades em diferentes áreas de atuação.

Em Educação,  optou-se pela implantação de escola em tempo integral, com estrutura física, capacitação e formação continuada de professores, construção de arena multiuso em Rio do Sul e de ginásios de esportes em Braço Trombudo e em Agrolândia. No eixo de Infraestrutura, energia e habitação, os grupos selecionaram como prioridades a pavimentação da Estrada da Madeira com construção da ponte transenchente entre Agronômica e Trombudo Central, a implantação de sistema de coleta e tratamento de esgoto nos sete municípios da Regional de Rio do Sul, além do Anel Viário Sul de contorno em Rio do Sul.

Na área de Segurança, a prioridade é o aumento de efetivo das forças – Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros, Defesa Civil e para o sistema prisional, aquisição de novos veículos, construção de penitenciária para o Alto Vale do Itajaí e de sede para os Bombeiros de Trombudo Central, além de novas delegacias para a Polícia Civil.

No setor da Saúde, devido à inadequação de estrutura da policlínica de referência, optou-se pela construção de nova policlínica, e pelo aumento dos valores dos repasses; e no setor de Ciência e Tecnologia, a prioridade é a inclusão digital na área rural e a criação de um centro de fomento de pesquisa e inovação tecnológica.

No eixo de Desenvolvimento Econômico, Sustentável, Agricultura e Turismo, optou-se pela implementação do pagamento por serviços ambientais e pela inclusão de área de preservação ambiental no cálculo do retorno do ICMS. Especificamente para o setor agrícola, a prioridade é a criação de espaços de comercialização e de incentivo ao turismo rural, criação de legislação relativa à agricultura familiar, criação de viveiros escolares para disseminar o cultivo coberto; e no Turismo a escolha foi a instalação de instância de governança regional de turismo e a abertura de financiamento para incentivo à cultura.

Aproximadamente 200 líderes comunitários e representativos de toda a região estiveram presentes. O secretário regional Ítalo Goral afirmou que a participação de todos é importante para o levantamento das prioridades, pois todas as forças sociais, democraticamente, puderam contribuir para eleger obras e ações prioritárias na região.

O PPA é elaborado a cada quatro anos pelo Governo do Estado e aprovado pela Assembleia Legislativa. Sua vigência começa no segundo ano de mandato. A elaboração é feita pela Secretaria de Estado da Fazenda com o objetivo de analisar as demandas levantadas pela população para ter subsídios na elaboração de um PPA passível de ser cumprido.

Mais informações:
Homero Buzzi
Email:informacao@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone:(47)3526-3014