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Seminário Regional de Gestão Escolar compartilhou experiências em Laguna

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Para ampliar e dividir práticas das atuais gestões agerência de Educação da 18ª Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna promoveu nesta quarta-feira, dia 13, o primeiro Seminário Regional de Gestão Escolar, reunindo gestores de 31 unidades escolares.

Eleitos pela comunidade escolar, os diretores vivem uma nova fase na educação. E no decorrer deste ano, recebem da Secretaria de Estado da Educação (SED) o curso de Gestão Democrática e o Papel do Gestor, desenvolvido por meio das Gereds. Na gerência de Educação da 18ª ADR, a tutoria e orientação é promovida por Mithie da Silva.

O secretário-executivo Luiz Felipe Remor acompanhou a abertura dos trabalhos e reforçou a importância de uma boa gestão a partir da vivência e conhecimento das dificuldades encontradas em cada unidade escolar. “Temos realizado visitas às escolas para acompanhar e buscar parcerias quando necessário junto às gerências e à SED, a fim de trabalharmos de forma articulada”, acrescentou.

O técnico de gestão escolar da SED, Sandro Medeiros, ressaltou: “Estamos passando por um processo de mudança, e nosso trabalho vai muito além do formato de escolha do gestor e busca a gestão participativa. Na escola, acontece mutia coisa, então devemos trabalhar de forma planejada e com uniformidade entre a Gerência de Educação, Agência de Desenvolvimento Regional e a Secretaria de Estado da Educação (SED)”.

Compartilhando experiências e projetos

Durante o dia, foram relatadas as experiências de 14 unidades escolares. O gestor da EEB Annes Gualberto (Imbituba), Edson Miguel, trouxe as vivências do “Annes Democrático: Uma Gestão Pluridimensional”, no qual compartilhou não apenas a realidade encontrada na escola a partir da paralisação das obras de reforma e a adaptação do espaço escolar. Mas também os projetos de sucesso implantados como o Conhecendo as Profissões, com palestras que resgatam profissionais (médico, farmacêutico, engenheiro) que passaram pela escola, para trocar experiências com os atuais alunos; o Por Dentro do Enen, que traz um aulão que prepara os alunos repassando informações para as provas de vestibulares, e incentiva ações sociais durante o período de inscrições; a revitalização dos laboratórios e biblioteca, desenvolvida com apoio das entidades democráticas e recursos do PDDE e Cpesc, com mão de obra da comunidade escolar.

Há 36 anos, na escola EEB Henrique Lage (Imbituba),Giane Helena Brum, relata que vivenciou a escola e suas mudanças. “Lá fui aluna, estagiária, professora, presidente da APP, assessora de direção e agora fecho o ciclo como diretora. Nesta gestão, buscamos integrar comunidade e escola, abrindoo espaço a equipes de esporte e a participação de ONG’s. Com objetos e informações cedidas pelas famílias, queremos montar um museu e construímos uma horta orgânica com hortaliças e chás. Com essas ações, vamos construindo elos de proximidade”, conclui a diretora.

Segundo Jayson Fernandes, gestor da EEB Luiz Felix (Imaruí), ser gestor hoje é um desafio. “Com recursos do Fundo Nacional de Educação (FNDE) por meio do Programa Escola do Campo, buscamos a realização dos objetivos. Com parcerias, foi possível tornar realidade a reforma da unidade escolar. As mudanças trouxeram qualidade à educação e refletiram no rendimento dos alunos”, disse.

O desafio do Centro de Ensino de Jovens e Adultos (Ceja) foi relatado por Leonardo Limas, que ampliou o número de matrículas, construindo uma rede de contatos com a participação da comunidade e instituições, levando por meio das redes sociais a modalidade diferenciada de ensino.

Elevar a qualidade de ensino foi a bandeira levantada pela gestora Rosane Cardoso, desde 2011 à frente da EEB Pedro Bittencourt. Ela conta que a realidade da escola é difícil. “Passamos por muitas dificuldades físicas e estruturais. Mas por meio de projetos, solucionamos os problemas e incentivamos o pedagógico a pensar e revisar indicadores da escola em busca de melhores resultados”, afirmou.

Seguindo outro viés, a escola EEB Visconde do Rio Branco (Imbituba) vem traçando uma escola mais atraente, com o incentivo aos alunos e professores em projetos sustentáveis. “Levamos em conta a experiência de alguns alunos na construção civil e a localização da escola em área carente de saneamento. Também construímos uma fossa ecológica e uma composteira. A primeira foi a solução de um problema com uma caixa de gordura, já a composteira hoje recebe os resíduos produzidos na escola, e o composto produzido é reaproveitado no reflorestamento do pátio”, declara o gestor Edgard Bistulfi.

Os gestores ainda apresentaram outras formas de integração da família na escola, com o apoio de atividades que envolvam a abertura dos portões como apresentações, palestras, interações, brincadeiras e peças teatrais. Além destas, apresentaram suas experiências as escolas EEB José Rodrigues Lopes, EEB José Maurício dos Santos, EEB Palmira Moraes de Miranda, EEB Martinho Calado Júnior, EEB Domingos Barbosa Cabral, EEEB Frederico Santos, EEB Maria Correa Saad e EEB Eulina Barreto.

O seminário foi acompanhado pelos supervisores de parceria com os municípios, Eraldo José Raimundo, e de Gestão de Redes, Daisi da Silva Santos. Outra etapa do seminário acontecerá na segunda quinzena de novembro.

{article Fabrícia Silveira Carneiro – ADR Laguna – Assinatura}{text}{/article}  

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