Seminário Regional da Defesa Civil acontece em Taió
A Secretaria de Estado da Defesa Civil realizou, na última sexta-feira, 7, o II Seminário Regional, em Taió. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores, para os 12 municípios de abrangência da Coordenadoria Regional da Defesa Civil de Taió. O Seminário é direcionado para capacitar os novos gestores municipais, profissionais da área de proteção e defesa civil, tanto do órgão municipal quanto estadual sobre o novo sistema de proteção e defesa civil que está em implantação em Santa Catarina.
Em sua palestra, o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli falou sobre a estruturação da Defesa Civil e a importância da política de estruturação nos municípios. “O Governo do Estado está investindo em prevenção e gestão de crises. É um conjunto de ações integradas com planejamento, comunicação e ação entre Estado, municípios e regiões”.
Conforme Moratelli, será concluído em breve, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Florianópolis, ligado a outros 20 Centros Regionais, um deles em Taió. O secretário destacou também que o território catarinense terá 100% de cobertura por radares meteorológicos neste ano, resultado da compra de dois novos equipamentos, um para a região Oeste do Estado e outro para o Sul que vão facilitar e intensificar o trabalho de emissão de alertas e de gestão de risco.
As outras palestras foram sobre a Gestão de Risco e a Gestão do Desastre. Na segunda, 10 e terça-feira, 11, será trabalhado com os municípios, em oficinas regionais, Plano de Contingência Municipal; Planos Comunitários de Gestão de Risco; Núcleo de Proteção de Defesa Civil e Planos Familiares de Emergência.
Municípios da Coordenadoria Regional de Taió
Taió, Mirim Doce, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Ibirama, José Boiteux, Dona Emma, Witmarsum, Vitor Meirelles, Santa Terezinha, Rio do Campo e Salete.
{article Estela Stange Purnhagen – SDR Taió}[text]{/article}