Seminário Nacional de Fruticultura começa nesta terça-feira em São Joaquim
O agronegócio de frutas de clima temperado será tema do 11º Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (11º Senafrut), que acontece a partir desta ter-feira, dia 3 até o dia 5 de junho em São Joaquim. O evento, com abrangência nacional, irá apresentar e discutir inovações tecnológicas para a fruticultura, em especial, para a maçã. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, estará no Parque Nacional da Maçã, em São Joaquim, nesta terça-feira, 3, às 10h, para abertura oficial do Senafrut.
Este ano, o Senafrut deverá receber mais de 900 participantes de todo o setor frutícola, produtores, técnicos e estudantes, e mais de 50 empresas expositoras. A parte técnica da 11ª edição será desenvolvida em cinco blocos de palestras: adubação e nutrição de plantas; mercado e custos de produção; fitossanidade; pós-colheita e polinização; e manejo de plantas e mecanização. Ao todo serão 16 palestras, sendo seis apresentadas por técnicos e especialistas internacionais, vindos do Canadá, México, USA, Chile e Itália, e as demais por palestrantes dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Na quinta-feira,dia 5, 30 vagas estarão disponíveis para um minicurso na área de elaboração de vinhos de qualidade na pequena propriedade.
Realizado alternadamente com o Encontro Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado (Enfrute), em Fraiburgo, o Senafrut está na agenda dos eventos que são referência em atualização técnica e negócios na área da fruticultura de clima temperado no Brasil. Ao longo das dez edições já realizadas, foram apresentadas mais de 15 palestras internacionais e 165 nacionais, totalizando mais de 5,7 mil participantes entre técnicos e fruticultores.
A fruticultura de clima temperado é uma atividade de grande importância para o Sul do Brasil, viabilizando um grande número de pequenas propriedades rurais. Somente na região de São Joaquim estima-se que atuam no setor mais de 200 engenheiros agrônomos e mais de 300 técnicos agrícolas. O número de fruticultores envolvidos é superior a 2.500, sendo que na maioria dos casos são pequenos produtores com área de plantio inferior a 5,0 ha.
O 11º Senafrut é promovido pela EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), ASSEA (Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense), Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim e Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Prefeitura de São Joaquim, AMAP (Associação de Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina) e ABPM (Associação Brasileira de Produtores de Maçã).
Informações adicionais:
{article Nina Velho – SDR São Joaquim}{text}{/article}