Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Seminário na Udesc aborda...

Seminário na Udesc aborda projeto de reforma política e combate à corrupção eleitoral

“A reforma política no Brasil é mais do que urgente, pois todas as outras mudanças passam por ela. Enquanto não mudarmos as regras eleitorais, não haverá reforma do estado brasileiro” – a afirmação é do juiz de direito Marlon Jacinto Reis, um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), durante encontro na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Marlon ministrou palestra no Seminário Sociedade Civil e Inovação Social na Esfera Pública, realizado na manhã desta sexta-feira, 16, no auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

A reforma no sistema eleitoral é o principal objetivo do Projeto Eleições Limpas, iniciativa mais recente do MCCE, que busca coletar até setembro (inclusive pelo do site http://eleicoeslimpas.org.br) o número necessário de assinaturas para encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular, como foi feito com a Lei da Ficha Limpa.

Financiamento de campanhas
Em uma conversa de mais de duas horas com acadêmicos e professores, o juiz buscou esclarecer os principais pontos da proposta, focada principalmente no financiamento das campanhas.

“Hoje se gasta facilmente R$ 20 milhões para ser deputado federal. Essa relação entre empresas e candidatos não é republicana, os próprios parlamentares sabem que a corrida pelo dinheiro é insustentável”, declarou o juiz.

Marlon explicou a lógica do financiamento público-privado sugerido pelo projeto, que busca proibir as contribuições de empresas, estipular um teto às doações e adotar um modelo de prestação de contas eletrônico, transparente e em tempo real, com auxílio da tecnologia.

“Se não há multiplicidade de fontes no financiamento, não há democracia. O empresário brasileiro hoje doa para todos, mas por negócio, não por ideologia”, afirmou Marlon, citando bancos e empreiteiras como principais investidores, e estimulando os presentes a se engajarem na campanha: “Buscamos uma mudança cultural. Se houver pressão social, a lei vai passar”.

Ele também ressaltou outro ponto importante do projeto, a garantia de liberdade de expressão, em especial na internet: “O foco da fiscalização deve ser sobre o dinheiro e não sobre a palavra, esse direito tem que ser protegido”, comentou.

Voz do povo
O juiz observou a forte relação entre a ética na política e as manifestações populares que acontecem no Brasil desde junho, afirmando que elas representam “a voz que não tem onde ser ouvida. Em uma democracia, o lugar onde se debate é o Parlamento”.

Marlon traçou ainda um histórico do movimento de combate à corrupção eleitoral, descrevendo o processo que levou à criação da Lei 9.840/99, que proíbe a compra de votos, e a Lei da Ficha Limpa, que impede a participação eleitoral de candidatos com condenações criminais em âmbito colegiado.

Além de destacar fatos e agentes relevantes no processo, o juiz citou benefícios gerados pelas campanhas e destacou a importância da mobilização social para despersonalizá-las: “O MCCE é formado por diversas organizações, que reúnem outras mais, é uma rede de redes. Estamos migrando aos poucos de formas tradicionais de participação para o mundo das redes, isso é uma inovação”, afirmou.

Ele também citou o impacto da internet e das redes sociais, fazendo referência ao ciberativismo e elogiando inclusive o chamado “ativismo de sofá”: “Fazer algo de onde se está já é muito importante, significa sair do imobilismo. Provocar e gerar maior cultura política no País foi um dos grandes benefícios dessas campanhas”.

Promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp), o Seminário contou com a presença de representantes do Núcleo Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento (ORD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), parceiro do Nisp.

Na abertura do evento, a diretora de Extensão da Udesc Esag, professora Carolina Andion, fez uma breve apresentação da equipe e da proposta do Nisp, que promove debates e estudos sobre inovação social, relacionando ações de pesquisa e extensão.

Saiba mais sobre o juiz Marlon Reis no site www.marlonreis.net, sobre o Nisp no blog  www.blogdonisp.com.br e sobre o Projeto Eleições Limpas no site http://eleicoeslimpas.org.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support