Seminário define prioridades da Regional de Araranguá para Plano Plurianual
Representantes dos municípios que compõem a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá participaram na tarde desta segunda-feira, 8, do Seminário Regional para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019.
Com a participação de representantes dos 15 municípios do Extremo-Sul, o seminário elencou mais de 50 prioridades regionais nas áreas da educação, saúde, infraestrutura, segurança pública, agricultura, assistência social, meio ambiente, turismo e esporte. Destas, foram elencadas 12, conforme solicitação da Secretaria de Estado do Planejamento e da Fazenda.
O PPA estabelece os projetos e programas de longa duração do Governo do Estado, definindo objetivos e metas de ação pública para um período de quatro anos. “A boa participação da comunidade, dos representantes de classe, prefeitos e vereadores no seminário mostrou que todos buscam um único objetivo, o desenvolvimento da região”, disse o Secretário de Desenvolvimento Regional de Araranguá, Ademir da Silva.
Realizado a cada quatro anos, o PPA é o instrumento legal que articula as ações entre as instâncias executivas e estabelece medidas, gastos e objetivos da administração pública, orientando a ação de governo para o período. Entre as metas do PPA estão: integrar o planejamento e o orçamento; garantir a transparência; estimular as parcerias; promover a gestão orientada para resultados; e organizar as ações governamentais em Programas.
Nesta terça-feira, dia 9, a Gerência de Finanças e Planejamento realizará um relatório e encaminhará à secretaria de Estado da Fazenda que irá elaborar o PPA do Estado. Depois segue para aprovação na Assembleia Legislativa e retorna para que o governador Raimundo Colombo sancione a lei.
Confira algumas prioridades elencadas para a região:
- Barragem do rio do salto (incluindo Meleiro);
- Construção, reforma e ampliação com a garantia de acessibilidade, preventivo contra incêndio, biblioteca escolar e laboratórios (informática, física, química, biologia e matemática) com ampliação da rede internet em todas as unidades escolares da rede;
- Asfaltamento das rodovias (SC-108 Jacinto Machado/ Praia Grande, SC-443 Meleiro/Nova Veneza);
- Aparelho de ressonância magnética para atender a região do Extremo-Sul e servir de referencia para Macrosul;
- Descentralização de recurso para pequenos hospitais da região vocacionados;
- Construção e garantia de custeio de três centros de acolhimento de menores nas comarcas de Sombrio, Santa Rosa do Sul e Turvo;
- Aumento do efetivo da Polícia Civil, Militar, Compor de Bombeiro, IGP e DEAP;
- Reforma e ampliação do HRA para receber as redes urgência e emergência, rede cegonha (UTI Neonatal) e Raps;
- Implantar serviço de alta complexidade no Hospital Regional de Araranguá (ortopedia, neurologia, cardiologia e oncologia);
- Ampliação de número de vagas do Presídio Regional de Araranguá, através da construção de anexos;
- Ampliação do quadro do pessoal da Epagri e Cidasc para fortalecimento da agricultura familiar;
- Continuidade e fortalecimento do Projeto Geoparque;
- Revitalização praças esportivas regionais;
- Sinalização turística regional;
- Criação da usina regional com estrutura para reciclagem de resíduos sólidos dos municípios;
- Construção de unidade de referência em produção de arroz orgânico (unidade de beneficiamento de sementes);
- Aumento dos molhes e desassoreamento do Rio Mampituba;
- Construção da interpraias.
{article Carla Costa – SDR ARARANGUÁ}{text}{/article}