Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Seminário debate elaboração de...

Seminário debate elaboração de projeto amplo sobre questões de gênero na Udesc

A montagem de um esboço visando a constituição futura de um projeto de gênero para atuar em toda a universidade é uma das principais metas do seminário institucional sobre as questões de gênero na Udesc, aberto na manhã desta quinta-feira, 13, no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis, pelo reitor Antonio Heronaldo de Sousa.
O encontro, que termina nesta sexta-feira, 14, integra o Projeto Equality, financiado pelo programa Alfa III, da União Européia, e busca apresentar à comunidade acadêmica a diversidade de enfoques do tema e como ele é tratado na Udesc por meio de ações de laboratórios e núcleos existentes.

A universidade conta com os laboratórios de Educação e Sexualidade, no Centro de Educação a Distância (Cead); Relações de Gênero e Família, no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed): e Gênero, Sexualidade e Corporeidade, no Centro de Ciência da Saúde e do Esporte (Cefid).

Além disso, o programa Ecomoda, do Centro de Artes (Ceart), visa a capacitação e valorização de mulheres em comunidades com risco social e a Semana da Mulher em Cena tem ações desenvolvidas por mulheres no curso de Artes Cênicas.

O reitor da Udesc destacou a participação cada vez mais efetiva da mulher na sociedade e a luta para romper obstáculos para alcançar a igualdade de gênero. Ele lembrou ser comum nas formaturas atualmente a concessão de menções honrosas a mulheres.

A abertura do seminário, que conta com a participação de 70 inscritos, teve as presenças do vice-reitor da Udesc, Marcus Tomasi, dos prós-reitores de Extensão, Cultura e Cidadania, Mayco Nunes, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Alexandre Amorim dos Reis, e de professores e alunos da instituição e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  

Objetivos
A coordenadora técnico-científica do projeto Equality na Udesc, Sonia Laus, disse que objetivo desse programa, composto por 18 instituições da América Latina, entre elas a Udesc, e quatro da Europa, é fortalecer a capacidade das instituições de ensino superior por meio da criação de uma rede regional formada por mulheres líderes como uma plataforma sustentável.

Outra meta, segundo Sonia, é criar uma unidade de gênero para atuar como catalisadora na elaboração de uma política institucional e a promoção de seminários de capacitação sobre o tema.

Também se pretende organizar mesas-redondas com a participação de tomadores de decisão, representantes de órgãos federais, estaduais e municipais, instituições sociais e  comunidade acadêmica externa para a implantação de um programa de tutoria em liderança feminina, de comum acordo com os centros da Udesc.

Dados
O levantamento, a classificação e a quantificação de dados internos visando a criação de indicadores que subsidiem políticas institucionais de gênero são outras metas do projeto Equality na Udesc, segundo Sonia Laus.

Esses dado serão apresentados aos organismos internacionais financiadores de pesquisa para ampliar esse acesso e a internacionalização dos programas de pós-graduação da universidade.

Em 2012, o corpo docente da Udesc foi composto por 600 homens e 400 mulheres. A graduação era formada por 6.400 alunos e 7.527 alunas e a pós-gradação, por 884 homens e 988 mulheres.

Leia mais:
11/3/2014 – Seminário da Udesc abordará questões de gênero nesta quinta e sexta, em Florianópolis

Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143