Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Seminário debate ações para...

Seminário debate ações para melhorar o fluxo de dados entre os órgãos públicos

Com objetivo de discutir as ações para melhorar o fluxo de dados entre os órgãos públicos, o painel “Infovias Próprias” teve início na manhã da última sexta-feira, 13, no 41º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (Secop), em Vitória (ES). “Ter a rede própria é muito importante para a segurança, além da inclusão digital. O Ciasc defende esta proposta e tem expandido o backbone em Santa Catarina, dentro das possibilidades do Estado”, afirma o presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), João Rufino de Sales, presente no evento.

Infovia é uma rede de comunicação de dados, implantada em municípios com o objetivo de prover informações e meios de comunicação eletrônica para os cidadãos. O painel foi promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep).

O presidente da Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), Theo Pires, apresentou o projeto Navegapará, que visa promover a democratização do acesso à Internet pelos órgãos de Governo e pela sociedade. Segundo ele, apesar do baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Pará, o Estado tem um dos maiores indicadores de inclusão digital. “Estamos superando as diversidades geográficas por meio da tecnologia”, ponderou. Pires apresentou, ainda, os novos projetos que o governo do Estado está executando, como a infovia em fibra ótica para o sul do Pará, interligando Marabá a Redenção, projeto que deve atender a demanda de internet de alta capacidade na região.

O diretor de Engenharia e Operações da Rede Nacional Pesquisa (RNP), Eduardo Grizend, apresentou a Rede Ipê, infraestrutura de rede Internet voltada para a comunidade brasileira de ensino e pesquisa. Os pontos de presença (PoPs) que compõem o seu backbone nacional, estão presentes em todos os Estados, sendo que a unidade catarinense está localizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Participaram do painel, ainda, o diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra de Oliveira; o diretor Comercial da Telebras, Francisco Ziober Filho; o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho; e o diretor regional da United States Trade and Development Agency (USTDA) para a América Latina e Caribe, Nathan Younge.

Informações adicionais para a imprensa
Michelle Nunes
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS
E-mail: jornalistaminunes@gmail.com
Fone: (48) 3665-2266 / 99929-4998
Site: www.sds.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support