Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Seminário debate ações para...

Seminário debate ações para melhorar o fluxo de dados entre os órgãos públicos

Com objetivo de discutir as ações para melhorar o fluxo de dados entre os órgãos públicos, o painel “Infovias Próprias” teve início na manhã da última sexta-feira, 13, no 41º Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Gestão Pública (Secop), em Vitória (ES). “Ter a rede própria é muito importante para a segurança, além da inclusão digital. O Ciasc defende esta proposta e tem expandido o backbone em Santa Catarina, dentro das possibilidades do Estado”, afirma o presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), João Rufino de Sales, presente no evento.

Infovia é uma rede de comunicação de dados, implantada em municípios com o objetivo de prover informações e meios de comunicação eletrônica para os cidadãos. O painel foi promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep).

O presidente da Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), Theo Pires, apresentou o projeto Navegapará, que visa promover a democratização do acesso à Internet pelos órgãos de Governo e pela sociedade. Segundo ele, apesar do baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Pará, o Estado tem um dos maiores indicadores de inclusão digital. “Estamos superando as diversidades geográficas por meio da tecnologia”, ponderou. Pires apresentou, ainda, os novos projetos que o governo do Estado está executando, como a infovia em fibra ótica para o sul do Pará, interligando Marabá a Redenção, projeto que deve atender a demanda de internet de alta capacidade na região.

O diretor de Engenharia e Operações da Rede Nacional Pesquisa (RNP), Eduardo Grizend, apresentou a Rede Ipê, infraestrutura de rede Internet voltada para a comunidade brasileira de ensino e pesquisa. Os pontos de presença (PoPs) que compõem o seu backbone nacional, estão presentes em todos os Estados, sendo que a unidade catarinense está localizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Participaram do painel, ainda, o diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra de Oliveira; o diretor Comercial da Telebras, Francisco Ziober Filho; o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho; e o diretor regional da United States Trade and Development Agency (USTDA) para a América Latina e Caribe, Nathan Younge.

Informações adicionais para a imprensa
Michelle Nunes
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS
E-mail: jornalistaminunes@gmail.com
Fone: (48) 3665-2266 / 99929-4998
Site: www.sds.sc.gov.br