Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Seminário de Baixa Visão...

Seminário de Baixa Visão em Campos Novos capacita profissionais da educação

A Fundação Catarinense de Educação Especial realizou nesta quarta-feira, 29, o Seminário de Baixa Visão em Campos Novos para profissionais dos municípios de abrangência das unidades escolares da Gerência Regional de Educação (Gered) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR).

O curso de capacitação ofereceu certificação e teve como público alvo professores do ensino fundamental I, segundos professores, professores dois, profissionais das Apaes e congêneres, realizado no auditório 2 da Biblioteca Pública Municipal Luiz Henrique da Silveira, das 9 às 12h e das 13h30 às 16h. Participaram mais de 100 profissionais e estiveram em Campos Novos para aplicar a capacitação a Optometrista Mariana Mattos Mondadori e a pedagoga Danielly Maia Ventura Martins, ambas da Fundação Catarinense de Educação Especial.

A responsável pela Educação Especial da Gered, Maria Solange dos Santos, informou o planejamento e organização da capacitação em Campos Novos teve o apoio da equipe da Gerência Regional de Educação da ADR Campos Novos, enfatizando a importância dos professores saberem como identificar a baixa visão no aluno o mais cedo possível. “Esta questão da baixa visão é muito importante perceber na criança enquanto ainda pequena para que sejam desenvolvidos os trabalhos de estimulação e correção visual que podem ser feitos. O professor do ensino fundamental I tem uma missão muito importante que é perceber naquela criança se ela tem a visão reduzida. Identificada cedo, uma patologia simples pode ser trabalhada e curada.”

Ações de inclusão nos municípios de abrangência da ADR Campos Novos é um processo contínuo, destacou o gerente regional de Educação, professor Alaor Gotz. “A educação precisa sempre estar se aperfeiçoando. Estamos preparando e auxiliando nossos professores de uma forma didática por meio de pessoas qualificadas. Sempre trabalhamos a inclusão com nossos alunos e professores em nossas unidades escolares”, afirmou o gerente. Alaor Gotz finalizou afirmando que uma das prioridades da Gered e ADR Campos Novos é atender a todas as demandas em educação especial.

A Optometrista da Fundação Catarinense de Educação Especial Mariana Mattos Mondadori afirmou que a baixa visão ainda é um tema pouco conhecido, que precisa ser identificado para os encaminhamentos necessários. “A baixa visão fica em um limbo, entre o enxergar e o não enxergar, entre a visão e a cegueira. Então muitas pessoas têm dúvidas do que é ser um baixa visão, como tratar a pessoa que tem a baixa visão, por isso a importância de falarmos sobre o tema. Conhecendo mais sobre a baixa visão, os professores irão identificar essa dificuldade por meio de sinais e alguns sintomas dos alunos na sua vida escolar e a partir destas suspeitas, irão orientar a família quanto aos encaminhamentos necessários”.  

Antonia Claudete Martins
(49) 3541-3331 / (49) 99984-0794
comunicacao@cnv.adr.sc.gov.br