Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Seminário da Udesc Lages...

Seminário da Udesc Lages alerta sobre perigos do mau uso de agrotóxicos

O uso correto e seguro de agrotóxicos foi tema do seminário realizado nesta quarta-feira, 13, no Centro de Ciências Agroveterinárias, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento foi organizado pelo Grupo de Estudos Científicos em Matologia da Udesc Lages e reuniu estudantes de graduação e de pós-graduação, além de profissionais da área da agricultura, no Anfiteatro Caverna.

Foto: Divulgação / Udesc Lages

As discussões sobre o uso de agrotóxicos abordaram legislação, fiscalização, compra, venda e armazenamento, poluição ambiental, água e resíduos. De acordo com o professor Leonardo Bianco de Carvalho, coordenador do seminário, o uso consciente dos produtos é fundamental. “Precisamos que cada um entenda a responsabilidade da profissão, conheça a legislação, a tecnologia de aplicação e utilize de maneira correta”, explica.

Na Serra catarinense, o uso de defensivos é comum principalmente no cultivo das frutas, como maçã e uva. Na agricultura manual, estão direcionados às plantações de milho, feijão, soja, pinos e eucalipto. “Todo produto deve ser aplicado com temperatura amena, ou no início da manhã ou final da tarde”, orienta o professor.

O engenheiro agrônomo Diego Gindri, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), foi um dos palestrantes do evento e alertou sobre os impactos ambientais e para saúde humana relacionados ao mau uso dos agrotóxicos. Segundo ele, análises em água e alimentos coletados em 2013 indicaram que 19% dos produtos avaliados continham resíduos além da quantidade permitida ou possuíam produtos não autorizados. “O número de pessoas intoxicadas tem crescido no mesmo ritmo que cresce a venda de agrotóxicos”, alerta o engenheiro agrônomo.

 Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130