Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Seminário da Epagri sobre...

Seminário da Epagri sobre Mercado e Comercialização para a Agricultura Familiar reúne mais de 100 produtores em Vitor Meireles


Fotos: Helena Marquardt/ADR Ibirama

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado de Santa Catarina (Epagri) realizou nesta quinta-feira, dia 3, em Vitor Meireles, o primeiro Seminário de Mercado e Comercialização para a Agricultura Familiar que reuniu mais de 100 produtores de todo o Alto Vale.

A programação do evento, que teve o apoio da Cressol e Prefeitura Municipal de Vitor Meireles, contou com uma palestra sobre legislação para microprodutor primário, almoço gratuito, apresentação de casos de sucesso de agricultores, palestra sobre os desafios e oportunidades de comercialização para a agricultura familiar, além de uma palestra sobre o cooperativismo e sorteio de brindes.

A agricultora Iara Aparecida Leite Dauer, que produz bolachas e outros doces em Vitor Meireles desde que montou uma cozinha industrial com a ajuda do programa SC Rural, foi uma das participantes do evento. Além de comercializar seus produtos, garante que vai levar para casa muito conhecimento. “Adorei o evento e é uma iniciativa muito boa para a agricultura familiar, pois além de mostrar nosso produto incentivamos outras pessoas a buscar novas oportunidades e sempre aprendemos muito”, comentou.

Na avaliação da engenheira agrônoma da Epagri de Vitor Meireles e organizadora do evento, Maíra Elena Borges, o primeiro seminário superou expectativas. “A avaliação foi muito positiva e nosso principal objetivo era de que essas pessoas se reconhecessem como agricultores e produtores que precisam investir nesse tema de mercado e comercialização”, falou.

A extensionista social da Epagri Eloísa Rovaris Pinheiro também destaca que seminários como esse levam para o agricultor as melhores formas de comercialização e importância da legalização dos produtos. “Muitas vezes eles produzem nas propriedades, mas cada produto tem uma legislação específica para comercialização, tanto nas questões sanitárias quanto tributárias e por isso é importante levar essas informações até eles”, finalizou.

joomplu:27765

A gerente de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, Edna Beltrame Gesser, também participou do seminário e garante que ele serve para levar cada vez mais conhecimento aos agricultores e que isso reflete na renda familiar. “Com isso eles podem se organizar cada vez mais e produzir com mais tecnologia, sempre pensando também na comercialização. O objetivo do Governo do Estado é contribuir com os produtores e temos levado as políticas públicas até eles para que eles possam fazer cada vez mais investimentos em suas propriedades e permaneçam no campo com uma excelente renda familiar e qualidade de vida.”

Mais informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação 
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: 
imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Site: sc.gov.br/regionais/ibirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support