Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Consumidor
  4. /
  5. Semana do Consumidor: Imetro-SC...

Semana do Consumidor: Imetro-SC fiscaliza bombas de combustíveis em Operação conjunta

Com foco em bombas medidoras de combustíveis, fiscais do Instituto do Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) estão a campo para a Operação alusiva a Semana do Consumidor. O objetivo é verificar se os consumidores estão recebendo a quantidade certa de combustível e se as bombas seguem os requisitos de segurança e meio ambiente, como a integridade da mangueira e dos bicos de abastecimento. . A Operação Especial ocorrerá até 15 de março, Dia do Consumidor. Serão visitados estabelecimentos de várias regiões e cidades do estado.

A ação conta com a parceria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que avalia a qualidade dos combustíveis e, do Procon dos Municípios que verificam questões como os preços, forma de pagamentos e as informações nas placas e nas bombas. Na última semana, fiscais estiveram em postos de Joinville e Jaraguá do Sul, Norte do Estado.

O presidente do Imetro, Alexandre Soratto, reforça a importância destas fiscalizações. “São ações imprescindíveis para o combate das fraudes metrológicas que tanto prejudicam a concorrência leal, nesse mercado”.

Nestas regiões, foram fiscalizados 8 postos, dos quais, cinco bombas de combustíveis foram reprovadas por irregularidades formais, que não apresentavam prejuízos ao consumidor, uma foi interditada por medida de segurança, pois apresentava vazamento interno e uma interditada por erro de vazão, em desfavor ao consumidor, em 120 ml.

O diretor de Metrologia do Imetro, Hercílio de Oliveira Bez destaca a importância da fiscalização. “Para garantir a segurança das bombas e a medição correta em relação ao combustível que está sendo pago. Fiscais fazem a verificação metrológica do equipamento para garantir que as bombas de combustível estejam em conformidade com as legislações do Inmetro, em relação à medição e segurança para o consumidor”, diz.

Nos casos de irregularidade, que cause prejuízo ao consumidor, a bomba é interditada, lavrado um auto de infração e o empresário tem um prazo de 10 dias para apresentar a defesa.

Dicas para o consumidor ao abastecer:

1) Observe o selo de verificação do Inmetro na bomba, ou uma marca de Reparado do mecânico credenciado.

2) Confira se o preço anunciado nas placas é o mesmo da bomba.

3) Antes de iniciar o abastecimento, verifique se a bomba parte do zero.

4) Desconfie de preços muito abaixo do mercado.

5) Exija a nota fiscal.

Avatar
Escrito por:

Mônica Foltran | IMETRO

Assessoria de imprensa do IMETRO/SC – Instituto de Metrologia de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support