Semana do Conhecimento Cooperja destaca a importância da gestão das propriedades rurais
A gestão da propriedade rural é tema do 2ª Semana do Conhecimento Cooperja, que começou na terça-feira, 7, em Jacinto Machado. Agricultores de Santa Catarina e Rio Grande do Sul estarão reunidos até quinta, 9, para discutir temas relacionados a culturas de arroz, milho,banana e maracujá e administração rural.
Na abertura do evento, o secretário adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, falou sobre a importância da gestão como parte da estratégia para busca de resultados compensadores. Em sua palestra, Spies mostrou que os produtores precisam administrar tanto os aspectos da tecnologia, que levam ao aumento da produtividade, como também as áreas de mercado, administração financeira e gestão de pessoas.
“A propriedade deve ser vista como um empresa e para ter bons resultados é preciso investir bem, comprar e vender bem e motivar as pessoas, sejam familiares ou empregados, para se engajar com profissionalismo na execução do plano de desenvolvimento da propriedade”, ressaltou. O secretário adjunto lembrou que, se antigamente a produção agropecuária era baseada na terra e na mão de obra, hoje ela depende muito de capital, tecnologia, conhecimento e gestão. Exigindo que o empreendedor rural seja um profissional da área.
A administração rural é um tema fundamental para a formação dos agricultores para que saibam projetar suas receitas, controlar seus custos e avaliar os resultados para fazer escolhas mais conscientes, que resultem em melhor qualidade de vida. “O lucro num sistema competitivo, como é o setor agropecuário brasileiro, está no detalhe, ou seja, ganha mais dinheiro e faz mais progresso sustentável aquele que acerta mais e erra menos nas escolhas que faz no dia a dia”, afirmou Spies.
Nesta quarta- feira, 8, os agricultores assistiram a palestras sobre o Manejo de Pragas e Proteção do Cacho de Banana; Uso de Trichoderma no Manejo do Mal-do-Panamá; Mercado de Banana e Manejo Nutricional de Bananeiras. E, por fim, no dia 9 haverá as palestras: Boas Práticas na Cultura do Maracujá; Aspectos Importantes na Comercialização de Maracujá; Manejo e Conservação de Solo; Projeto de Desenvolvimento da Cultura do Maracujá e Análise de Resíduos e Rastreabilidade.
Informações adicionais para a imprensa:
Rafaela Costa/Comunicação Cooperja
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br