Semae realiza seminário para o fortalecimento da Educação Ambiental em Santa Catarina
O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) da Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), juntamente com a Câmara Técnica de Educação Ambiental (CTEA), realiza na próxima quarta-feira, 11, o 2° Seminário Estadual de Políticas Municipais de Educação Ambiental. O encontro vai ocorrer na Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, a partir das 13h30. As inscrições devem ser feitas por meio do link.
O evento tem a proposta de ressaltar a importância das Políticas Municipais de Educação Ambiental estarem estruturadas e conectadas às diretrizes legais nas esferas Nacional e Estadual, promovendo a formação de uma sociedade mais consciente de suas responsabilidades para as presentes e futuras gerações.
Para o secretário da Semae, Ricardo Guidi, a Educação Ambiental é um instrumento de política pública que visa conscientizar a população, além de promover reflexões dos problemas ambientais para as futuras gerações. “Há muitos municípios de Santa Catarina que possuem ótimas práticas e experiências em relação à educação ambiental. O seminário será uma maneira de compartilhar vivências e encontrar soluções em comum para incentivar a preocupação com o meio ambiente e desenvolvimento econômico sustentável”, explica.
A gerente de Integração e Planejamento Ambiental, Monica Koch, relembra que o seminário “é um instrumento da Política Estadual de Educação Ambiental, que visa estabelecer um conjunto de ações estratégicas, definindo critérios e metodologias”.
A programação inclui a apresentação dos resultados das Políticas Municipais de Educação Ambiental em Santa Catarina e dos “Programas de Educação Ambiental na Prática”. O painel sobre “A importância da estruturação das Políticas Educativas Ambientais conectadas à Gestão Ambiental”, terá a participação do secretário-adjunto da Semae, Guilherme Dallacosta e da Assessora de Educação Ambiental, Janaina Alberti. O Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, que integra a CTEA/CONSEMA, apoia o evento. Na oportunidade, o município consorciado de Pomerode fará a apresentação de seu programa municipal de educação ambiental, como um case de sucesso.
Programação:
- 13h30 – Café de recepção;
- 14h00 – Apresentação cultural;
- 14h15 – Cerimonial de abertura;
- 14h40 – Apresentação dos resultados das Políticas Municipais de Educação Ambiental em Santa Catarina.
- 15h00 – Painel 1 – “A importância da estruturação das Políticas Educativas Ambientais conectadas à Gestão Ambiental”;
- 15:45 – Painel 2 “Programas de Educação Ambiental na Prática”;
- 16:45 – Encerramento.
Serviço:
- O que: 2° Seminário Estadual de Políticas Municipais de Educação Ambiental
- Quando: 11/10
- Onde: Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, Rua Cândido Ramos, 250 – Capoeiras, Florianópolis
- Horário: a partir das 13h30
- Para inscrições, acesse o link: https://iarbrasil.org.br/seminario-pmea-sc-2023/
Texto: Pablo Mingoti