Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Selo para Ostras de...

Selo para Ostras de Florianópolis promete fortalecer a cadeia produtiva

As ostras de Florianópolis terão, em breve, um selo de Indicação Geográfica. Trata-se de um registro concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a uma região que possui produtos únicos e exclusivos.

O objetivo é criar uma identidade, estimulando o uso pelos produtores e prestadores de serviço, facilitando a identificação por parte dos consumidores. Para o consumidor, isso significa que se alguém quiser consumir o produto, só vai encontrar aqui em Santa Catarina.

O evento de entrega do documento que solicita o selo de Indicação Geográfica das Ostras de Floripa ao INPI foi nesta terça-feira, 12, na Fazenda Marinha Paraíso das Ostras, no Ribeirão da Ilha.

O Conselho Estadual de Combate à Pirataria (Cecop) da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), que também atua na defesa da propriedade intelectual e industrial, esteve presente no evento.

O presidente do Cecop, Jair Antonio Schmitt, explica que o Cecop tem a função de fiscalizar a procedência e a destinação das Ostras de Floripa e evitar que outros produtores fora da região utilizem o termo:

SONORA

O representante do INPI, Araken Lima, fala dos estudos das características dos produtos e diz ser um momento importante para os produtores se consolidarem ainda mais no mercado:

SONORA

Atualmente, a região da Grande Florianópolis é responsável por 90% do abastecimento do mercado de ostras no Brasil, sendo considerada a Capital Nacional da Ostra.

Um levantamento realizado pelo Sebrae indicou que para 44,7% da população da região, as ostras são o principal produto da pesca ou da maricultura, e que a sua importância para o desenvolvimento na área econômica da região representa 84%.