Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Esportes
  4. /
  5. Seleção brasileira feminina de...

Seleção brasileira feminina de vôlei disputa torneio olímpico com a presença da catarinense Rosamaria Montibeller

A Confederação Brasileira de Vôlei divulgou nesta sexta-feira, 5, a lista de convocadas da seleção feminina para as Olimpíadas de Paris e que conta com a presença da catarinense de Nova Trento, Rosamaria Montibeller. Esta será a segunda edição de Olimpíadas da carreira da atleta, que participou da campanha do vice-campeonato e resultou na medalha de prata edição de Tóquio em 2021.

Rosamaria Montibeller, atualmente com 30 anos, defende a seleção brasileira desde o ano de 2015 e neste período uma grande história foi construída no vôlei internacional. Foram três títulos de campeonato sul-americano (2017, 2021 e 2023), campeã do Grand Prix em 2017, dois vice-campeonatos, entre outros resultados expressivos.

Tabela

A seleção brasileira de vôlei feminino está no grupo B das Olimpíadas de Paris e na primeira fase irá enfrentar as seleções do Japão, Quênia e Polônia. Participam do torneio 12 seleções divididas em três grupos onde as duas melhores seleções de cada chave e os dois melhores segundo colocados avançam para a fase quartas de final.

História

Rosamaria de 30 anos é natural do município de Nova Trento na Grande Florianópolis e defende  o Denso Airybees do Japão. 

O município de Nova Trento é inspirado em uma das regiões da Itália mais tradicionais no vôlei e a atleta catarinense evoluiu bastante rápido chegando a seleção brasileira juvenil no ano de 2010 quando conquistou o título do campeonato sul-americano infanto-juvenil. Pouco depois, o ataque bastante poderoso de Rosa, como é conhecida a atleta, chamou a atenção do cenário nacional da modalidade e foi contratada pelo São Caetano, clube pelo qual se profissionalizou em 2011. 

No vôlei profissional brasileiro, Rosamaria permaneceria ainda até o ano de 2019 passando por outras equipes como Campinas, Esporte Clube Pinheiros, Minas Tênis Clube e Dentil Praia Clube. 

A chegada ao cenário internacional do vôlei  foi  no ano de 2019 onde passou quatro anos atuando na Itália e passando por equipes como Bartoccini Perugia, Pomi Casalmaggiore,  Igor Gorgonzola Novara e Unet E-Work Busto Arsizio, até a chegada ao Japão no ano de 2023, clube que defende até a atualidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support