Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Segurança Pública realiza reunião...

Segurança Pública realiza reunião com Saúde e Assistência Social para alinhar ações em relação a pessoas em situação de rua

Fotos: Divulgação / SSP

Delimitar a competência de atuação do Estado em relação à população em situação de rua e saber trabalhar esse assunto junto com os municípios. Este foi o foco de uma reunião realizada na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) na terça-feira, 23, que envolveu também as secretarias de Estado da Saúde e Assistência Social, Procuradoria-Geral do Estado e a Polícia Militar.

No encontro, os gestores das secretarias e órgãos do Estado discutiram estratégias e atribuições em torno da questão envolvendo pessoas em situações de rua nos municípios, que tem gerado, por exemplo, fatos à segurança pública.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), Sargento Lima, a reunião buscou encontrar um limite entre aquilo que é responsabilidade municipal e o que é de responsabilidade estadual para que o Estado possa acionar cada um dos prefeitos de Santa Catarina e tecer daqui para frente uma estratégia de trabalho harmônica e conjunta entre o Governo do Estado e os municípios.

“Por força de lei, os municípios têm a responsabilidade social por isso. Quando começa a invadir o campo de responsabilidade do Estado, principalmente no que diz respeito à Segurança Pública, quando a gente vê ataques ao cidadão, estupro, assalto, furto, depredação do patrimônio público e privado, por exemplo, aí sim passa a ter a participação da Secretaria de Segurança Pública (SSP) nisso e o Estado não vai se fazer ausente dessas discussões”, ilustrou o secretário de Segurança Pública, Sargento Lima.

A secretária da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), Maria Helena Zimmermann, afirma que o Estado busca ações no que compete ao atendimento socioassistencial e está no processo de implementação da Política Estadual para a População em Situação de Rua. A SAS tem sido parceira dos municípios para garantir um trabalho voltado à reinserção social. “Também é uma questão de Governo do Estado para construir política pública de desenvolvimento para dar o resgate social ao cidadão”, pontua a secretária Maria Helena Zimmermann.

Buscar o alinhamento em relação ao papel do Estado nessa temática também é ressaltado pela secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto. “Na área da Saúde e na Assistência Social, por exemplo, o nosso papel é trabalhar em conjunto com os 295 municípios do nosso estado. Então, dentro das atribuições de cada pasta, verificarmos quais serão as nossas competências”.

A reunião também contou com a presença do procurador-geral do Estado, Márcio Vicari; do chefe do Estado-Maior-Geral da Polícia Militar de SC, coronel Jailson Aurélio Franzen, do secretário adjunto da Segurança Pública de SC, Freibergue Rubem do Nascimento e assessores das pastas.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SSP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support