Segurança Pública: dados criminais apresentam queda em 2023 em Santa Catarina
A grande maioria dos indicadores criminais registrou queda em 2023 em Santa Catarina.
Os latrocínios, que são os roubos seguidos de morte, caíram 52%, os roubos reduziram 14,5%, homicídios 4,2%, feminicídios 1,8%, furtos 2,4% e lesão corporal seguida de morte tiveram redução de 20%.
Em relação ao quadro geral de mortes violentas, em que estão computados homicídios, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e confronto policial, a diminuição foi de -1%.
Em Santa Catarina, 146 municípios não tiveram ocorrência de homicídio em 2023, o que representa 49,5% das cidades catarinenses.
No geral, a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado ficou em 7,5 homicídios a cada 100 mil habitantes, a mais baixa dos últimos quatro anos em SC.
Os roubos e furtos à instituição financeira também sofreram queda (-28,9%), assim como roubos e furtos de veículos (-11,5%) e os estelionatos (-3,1%).
Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Sargento Lima, a excelência e a integração do trabalho das forças de Segurança, os investimentos do Governo do Estado e os planejamentos de inteligência estão entre os fatores que fazem de Santa Catarina o estado mais seguro do país:
SONORA
Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/