Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Segurança Pública apresenta ações...

Segurança Pública apresenta ações em nova audiência pública sobre Política de Combate à Violência nas Escolas Brasileiras

A criação do Programa Escola Segura em Santa Catarina, as ações que estão sendo realizadas e as expectativas de resultados como a diminuição da incidência criminal nesta área no Estado com a implantação da iniciativa foram apresentadas pela Secretaria de Segurança Pública de SC (SSP-SC), na tarde desta terça-feira, 22, em audiência pública do Grupo de Trabalho Sobre Política de Combate à Violência nas Escolas Brasileiras da Câmara dos Deputados.

Com o tema “Medidas de segurança no ambiente escolar: potencialidades e limitações”, a audiência foi realizada de forma virtual e contou com a apresentação da SSP-SC. No tempo estipulado de 10 minutos, o secretário de Segurança Pública Paulo Cezar Ramos de Oliveira e o diretor de Políticas Integradas da SSP-SC, coronel da reserva Rogério Martins, explicaram sobre o programa Escola Segura. Depois, outros estados fizeram apresentações.

O secretário lembrou ter participado da recente audiência pública em Blumenau do grupo de trabalho da Câmara dos Deputados e em seguida falou sobre a criação do programa Escola Segura em atendimento ao decreto 143 do governador Jorginho Mello, que a SSP desenvolve e coordena com a participação de todas as forças da Segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar de SC e Polícia Científica) e a Secretaria de Estado da Educação, que está tendo papel pedagógico importante.

:: Leia também: Como é o dia a dia de uma Escola Mais Segura em Santa Catarina

O programa tem por finalidade integrar os órgãos de segurança pública, os Poderes constituídos, a sociedade civil e a comunidade escolar, com a utilização dos integrantes do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública CTISP) para auxiliar na proteção do ambiente escolar, de acordo com o disposto na Lei Complementar n⁰ 826 de 20 de abril de 2023.

Durante a sua explanação, o secretário também relatou sobre outra frente de trabalho pela SSP que está sendo fortalecida junto com as forças de Segurança, que abrange os trabalhos como um todo de enfrentamento à violência escolar no estado, em ações que evitam prevenir e reprimir também delitos como tráfico de drogas, furtos, agressões, violência sexual e bullying no ambiente escolar. O coronel Rogério Martins ressaltou o conjunto de ações desenvolvidas em reforço da segurança no ambiente escolar pelo Estado e os trabalhos de prevenção, educação e treinamento em andamento na área.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SSP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support