Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Segundo dia do ciclo...

Segundo dia do ciclo de palestras em Joinville debate segurança pública e mobilidade

ciclo de debates - segundo dia 20150602 1835007994

Segurança pública e mobilidade foram os temas do segundo encontro do ciclo de palestras estratégicas. Para falar sobre “objetivos estratégicos e resultados da gestão à frente da Secretaria de Estado da Segurança” foi convidado o secretário adjunto do órgão, Aldo Pinheiro D’Ávila. O ex-prefeito de Curitiba e superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Cássio Taniguchi, trouxe a temática “mobilidade urbana”. O evento aconteceu nessa segunda, 1º de junho, no auditório da Faculdade Elias Moreira.

Atualmente, há 18 mil servidores na área de Segurança Pública, em Santa Catarina. Entre os anos de 2011 e 2014, o Estado realizou 22 concursos públicos. Nesse período, 5.081 profissionais ingressaram e outros 1.214 devem iniciar formação. No entanto, no mesmo período, 2.952 servidores saíram das corporações. “A recomposição de efetivo é um objetivo estratégico do Governo”, afirmou D`Ávila.

Santa Catarina, segundo destacou o palestrante, é o Estado com menor índice de violência no País. “Nossa meta é manter na melhor posição no ranking do mapa da violência”, disse. Nos últimos três anos, o Governo entregou para os municípios catarinenses 2.329 viaturas. Em 2014, foi reconhecido como aquele que mais investiu em inteligência policial.

Entre as metas abordadas por D’Ávila: mais policiais nas ruas, melhorias nas instalações físicas das delegacias, deixar de gastar com alugueis e agilizar os processos de leilão para acabar com as atuais 30 toneladas de ferrosos e veículos distribuídos por pátios em mais de 200 municípios. “Problema não só de ordem policial, mas de saúde pública, para eliminar os focos de dengue”, enfatizou.

ciclo de debates - segundo dia 20150602 1819517357Taniguchi, responsável pelas transformações urbanas da capital paranaense, foi o segundo a palestrar. Para tratar dos desafios da mobilidade, usou o exemplo da região metropolitana de Florianópolis, onde 60% dos postos de trabalho se concentram na ilha, destino de milhares de moradoras de cidades vizinhas. Metade desses deslocamentos são realizados com transporte individual. “As viagens de ônibus são demoradas. O transporte público não é competitivo com o transporte individual. Temos de mudar esta característica”, ressaltou.

Com foco em longo prazo, Taniguchi falou da importância em se repensar a redistribuição dos postos de emprego. “Uma nova estrutura de vida e trabalho, é necessário criar esta condição”, comentou. Em curto período, para a solução do trânsito nas cidades, segundo o palestrante, não há segredo: “investir em transporte coletivo”. E apresentou, como exemplo, o BRT executado por Brasília, o qual liga cidades do entorno ao centro da capital com o uso de corredores exclusivos e ônibus modernos. 

O ciclo de palestras estratégicas é organizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville e Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos. Assuntos pertinentes às regiões de Santa Catarina serão debatidos por todo o Estado e documentados pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Empresas (Sebrae). Depois de concluídas as reuniões um documento será elaborado com propostas para ações de governo.

No dia 8 de junho acontece a terceira rodada dos debates em Joinville, serão abordados os temas: saúde e desenvolvimento regional. O ciclo encerra com o quarto encontro, quando participará o governador Raimundo Colombo. 

Informações adicionais para a imprensa:
Mélani Marisa Schmidt
Assessoria de imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: melani@jve.sdr.sc.gov.br / imprensa@jve.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / (47) 9240-8064
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrjoinville