Secretaria da Educação orienta sobre frequência escolar de alunos beneficiados pelo Bolsa Família em São Joaquim

Profissionais de educação e assistência social se reuniram nesta quarta-feira, 27, no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) São Joaquim para a reunião Técnica Intersetorial do Programa Bolsa Família. Ana Merabe de Souza e Judite Mattos, da Coordenação Estadual do Programa Saúde da Família (PSF), abordaram a condicionalidade da Educação no Programa.
Na educação, todas as crianças e os adolescentes de famílias beneficiadas, entre 6 e 15 anos, devem estar devidamente matriculados e com frequência escolar mensal mínima de 85% da carga horária. Já os estudantes entre 16 e 17 anos devem ter frequência de, no mínimo, 75%.
Na educação, esses dados são registrados no Sistema Presença, preenchidos bimestralmente, pelos diretores ou assistentes técnicos pedagógicos de cada unidade escolar (estadual e municipal). Nos casos em que a frequência escolar estiver abaixo do exigido pelo Programa, cada usuário do sistema deverá indicar um motivo de uma lista disponibilizado pelo próprio sistema. Se este motivo estiver relacionado a negligência familiar, o benefício do PBF será bloqueado. “É necessário que os profissionais alimentem o sistema com a frequência destes alunos, e que informem efetivamente o motivo da falta”, explicou a coordenação estadual.
Faz parte ainda das atribuições dos usuários do sistema buscar alternativas, juntamente com o Comitê Intersetorial do PBF, de minimizar a baixa frequência ou a evasão escolar desses alunos.
Informações adicionais para Imprensa:
Elenise Melo Nunes
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional – SDR São Joaquim
E-mail:sdrsaojoaquim@spg.sc.gov.br
Telefone: (49) 3233-8301 – 91025054 – 91481016