Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. SED entrega Currículo Base...

SED entrega Currículo Base do Território Catarinense ao Conselho Estadual de Educação

 Foto: Osavaldo Noceti/SED

A Secretaria de Estado da Educação (SED), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) formalizaram na terça-feira, 28, a entrega do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense, realizada na sede do Conselho Estadual de Educação, em Florianópolis. Conselheiros, diretores e gerentes da SED acompanharam a entrega feita pelo secretário Natalino Uggioni, pela secretária adjunta, Carla Bohn, e pela presidente da Undime, Patricia Lueders.

O documento de 496 páginas reúne as novas diretrizes e especificidades do ensino para o Estado, após cinco anos da última atualização. Diante dos conselheiros, Uggioni valorizou a construção democrática e participativa do documento, que foi intensificada em 2018 e 2019, com uma consulta pública on-line aberta a 80 mil docentes de escolas públicas e privadas e em um seminário de três dias envolvendo 550 educadores do Estado e dos municípios.

“O resultado é um currículo em que pensamos na educação integral de nossas crianças, articulado a partir das competências da Base Nacional Comum Curricular e fortalecido pelo respeito à inclusão e às nossas especificidades, pois somos um estado rico em diversidade”, frisou o secretário.

O currículo para o território catarinense engloba as dimensões de Educação no Campo, Ambiental, Indígena, Quilombola, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Nas novas diretrizes, todas essas dimensões são articuladas no percurso formativo, da educação infantil até as séries finais do Ensino Fundamental.

Parecer do Conselho será emitido em junho

A trajetória até a finalização do documento foi relembrada pela secretária adjunta da SED Carla Bohn. “Com todo o capital intelectual com o qual contamos neste projeto, recuperamos propostas feitas nos últimos anos e enriquecemos este documento com muitas discussões e imersão de nossos professores em cada especificidade e área de conhecimento”.

A presidente da Undime, Patrícia Lueders, ressaltou a importância da concepção do currículo base envolvendo os próprios educadores. “São quatro anos de trabalho, este último, o mais intenso, e Santa Catarina entrega seu currículo base do território com as mãos dos profissionais da educação, com o que eles quiseram escrever nesta proposta”, defendeu.

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Osvaldir Ramos, expressou a importância do momento em meio ao ato de entrega. “É uma honra para nós, conselheiros, estar recebendo o documento que irá nortear a educação infantil e o ensino fundamental de Santa Catarina.”

O órgão agendou para o dia 17 de junho a audiência em que irá emitir o parecer e a resolução sobre o currículo base. Até lá, o documento será analisado pelos conselheiros. Quando revisadas e aprovadas, as diretrizes poderão ser implementadas pela Educação. O regime de colaboração foi o motor da execução do documento que legitima a Base Nacional Comum Curricular do MEC e irá embasar os futuros Projetos Político-pedagógicos (PPPs) escolares catarinenses.

Informações à imprensa

André Santiago – (48) 3664-0454 / 99975-6810
Dafnée Canello – (48) 3664-0347 / 99682-6562
Sicilia Vechi – (48) 3664-0353 / 99132-5252
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação – SED

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support