Secretários regionais e coronel da PM são homenageados por tradicional batalhão do Exército em Lages
A sexta-feira, 24, foi de festa e honrarias em uma das mais tradicionais unidades militares do Brasil. Ao comemorar os 160 anos do antigo Batalhão de Engenheiros, fundado em 1855, o 10º Batalhão de Engenharia de Construção (10º BEC), sediado em Lages, na Serra catarinense, fez questão de lembrar os heróis e parceiros que ajudam a escrever a história da instituição.
Presente em Lages desde 1947 como 2º Batalhão Rodoviário e, a partir de 1971, com a nomenclatura atual, o 10º BEC dedicou o dia a homenagear militares e civis que contribuem com os trabalhos da unidade, referência internacional em engenharia, inclusive servindo à Organização das Nações Unidas (ONU) em importantes missões como a reconstrução do Haiti, um dos países mais pobres do mundo e destruído por um terremoto em janeiro de 2010.
Entre os reverenciados na solenidade desta sexta estavam os secretários do Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte; de São Joaquim, Solange Pagani; e o comandante da 2ª Região de Polícia Militar, coronel Zinder José Guedes Cardoso.
Os três receberam das mãos do comandante do 10º BEC, coronel Otávio Fontoura Souto Maior, o diploma “Amigo do Batalhão”, em reconhecimento à parceria com a unidade, que conta com um efetivo de 940 militares e civis e injeta aproximadamente R$ 70 milhões por ano na economia de Lages entre folha de pagamento, aquisições para obras e atendimentos em saúde.
“Aos amigos do batalhão homenageados, agradecemos pelo incondicional e desinteressado apoio. Seus trabalhos têm ajudado esta organização militar a prosseguir com suas atividades. A vocês, nosso sincero muito obrigado”, disse o coronel Souto Maior.
“O Batalhão do Exército faz parte da história e da vida da Serra Catarinense. É enorme a quantidade de jovens que passam por aqui e se tornam profissionais de sucesso, pais de família e cidadãos de bem. É um orgulho muito grande ter uma instituição tão importante como o 10º BEC em nossa região”, concluiu o secretário regional de Lages, João Alberto Duarte.
{article Pablo Gomes – SDR Lages}{text}{/article}