Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Secretários de Saúde da...

Secretários de Saúde da Região e coordenadores de atenção básica e saúde bucal participam de capacitação na ADR Araranguá


Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

A Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, por meio da coordenação de atenção básica, reuniu na tarde desta quarta-feira, 19, no auditório da ADR, secretários de saúde e coordenadores de atenção básica e saúde bucal dos 15 municípios do Extremo-Sul.

A reunião de trabalho foi aberta pela gerente de Saúde, Patrícia Gomes Jones Paladini, que destacou a importância da atualização dos profissionais em relação a vários temas, que segundo ela, refletem diretamente na qualidade dos serviços prestados à população nas unidades básicas de saúde dos municípios.

A coordenadora de atenção básica da Gerência de Saúde da ADR Araranguá, Débora Batista Rodrigues, repassou as novas Portarias de credenciamento de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Equipe de Saúde Bucal (ESB), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e agentes comunitários de saúde, destacando que a partir destas portarias, as prefeituras podem realizar a contratação dos profissionais para atuação junto às equipes.

Entre os assuntos tratados estavam ainda informações repassadas pela farmacêutica da ADR Araranguá, Adaiane Darós, sobre a criação da Comissão de Farmácia e Terapêutica Regional, instância de caráter consultivo e deliberativo, de assessoria das Secretarias Municipais de Saúde, vinculadas ao Colegiado de Gestão Regional de Saúde, composta por profissionais de saúde com várias formações das 15 prefeituras da Região.

No encontro técnico também foi apresentada pelo enfermeiro do município de Santa Rosa do Sul, Jean Carlos, a Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES)/EFOS. A comissão busca promover um trabalho articulado entre as esferas de gestão, as instituições formadoras, os trabalhadores da saúde e os usuários dos serviços; além das novidades do 3º ciclo do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), explanadas pela coordenadora de atenção básica e saúde bucal do município de Criciúma, Flávia Henrique, ex-apoiadora do Ministério da Saúde/Família e Comunidade.

O professor Paulo Marcondes, da comissão de implantação do curso de medicina na UFSC de Araranguá, apresentou na reunião benefícios que o mesmo trará a toda a Região Sul. O vestibular para o curso de medicina da UFSC de Araranguá será em dezembro e o início das aulas está prevista para o segundo semestre de 2018.

{article Leneza Possamai Della Krás – ADR Araranguá}[text]{/article}