Secretários de Defesa Civil vistoriam áreas em Joinville
O secretário Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, Renato Newton Ramlow, e secretário de Estado de Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, estiveram em Joinville nesta sexta-feira, 10. No final da manhã vistoriaram as comunidades danificadas pelas chuvas no mês de janeiro quando 171 famílias ficaram desalojadas e desabrigadas. Antes, estiveram na Prefeitura de Joinville.
O município pediu a liberação de R$ 19,8 milhões do Governo Federal para recompor as áreas atingidas pelas cheias. De acordo com Ramlow, o órgão vai aguardar o município encaminhar o plano de trabalho e os recursos serão liberados para ações de resposta. “A liberação dos recursos vai depender da avaliação do Plano de Trabalho que será apresentado, vou avaliar a documentação para possível liberação de recursos. Sou catarinense e conheço a região”, informou.
A situação de emergência de Joinville foi homologada pelo Governo do Estado e deve ser reconhecida pelo Governo Federal na semana que vem. A cidade também terá enquadramento de desastre de pequena intensidade, com classificação de nível um. “Isso vai permitir que as pessoas atingidas, saquem o FGTS e se recomponham junto as suas famílias. Com relação aos investimentos, são para ações de resposta, mas é sempre importante trabalhar na prevenção para que cenários de crise não se tornem cenário de desastres”.
Defesa Civil envia mais itens de ajuda humanitária
A Secretaria de Estado da Defesa Civil destinou maior número de itens de assistência humanitária para as famílias de Joinville. Foram entregues outras 122 cestas básicas; 684 kits de higiene; 130 kits de limpeza; 260 colchões de solteiro e 130 de casal; 375 kits de acomodação de solteiro e outros 188 de casal. Todos os itens foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual da Defesa Civil (Fundec) e totalizam R$ 160 mil.
Os produtos estão no centro de recebimento e distribuição montado no Santuário Sagrado Coração de Jesus, no bairro Bucarein. A entrega está sendo feita por equipes da prefeitura de Joinville que mantém uma lista de pessoas cadastradas junto a Secretaria de Assistência Social.
{article Ana Paula Keller – ADR Joinville – Assinatura}{text} {readmore}{/article}