Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Secretário Regional de Araranguá...

Secretário Regional de Araranguá visita local onde será construída Unidade de Beneficiamento de Sementes Orgânicas

unidade de beneficiamento de sementes 20140814 1748275981

O Secretário do Desenvolvimento Regional de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, e o prefeito de Araranguá, Sandro Maciel, estiveram na tarde desta quarta-feira, dia 13, no Centro de Treinamento da Epagri de Araranguá (CETRAR), para conhecer o local onde será instalada uma Unidade de Beneficiamento de Sementes Orgânicas.

Segundo o secretário, a colocação do aterro no local será feita por uma parceria entre SDR e prefeitura. “O objetivo da nossa visita foi verificar onde a unidade será construída, averiguar o solo e a quantidade de aterro necessário para deixar o local adequado como solicitado no projeto”, explicou.

O gerente Regional da Epagri na região, Marcos Rosso, lembra que um das exigências para que o projeto seja concluído é o aterramento. “Pedimos auxílio à SDR, que em parceria com a prefeitura conseguirá nas próximas semanas aterrar o local. Assim, a empresa responsável concluirá o projeto e encaminharemos a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) para aprovação”, argumentou.

O plantio de arroz orgânico na região de Araranguá é de cerca de 120 hectares. Contudo algumas iniciativas estão sendo desenvolvidas, buscando adaptar o sistema convencional à tendência mundial de consumo de produtos saudáveis, umas delas é a implantação desta Unidade. “Com a implantação da Unidade Beneficiadora estaremos atendendo a legislação vigente no Brasil, onde a produção de produtos orgânicos deve ser feita com sementes orgânicas. Atendendo a essa exigência estaremos emitindo produtos certificados”, detalha o gerente da Epagri. Ele salienta que a beneficiadora aumentará a produtividade e o consumo em toda a região. 

Produção

Santa Catarina é um dos maiores produtores de arroz do Brasil. Na região Sul a produção chega a 55 mil hectares, sendo a grande maioria de arroz convencional. “Nossa região é responsável por 35% da produção de arroz de Santa Catarina e a instalação desta Unidade contribuirá ainda mais com o crescimento e desenvolvimento agrícola daqui”, lembra o secretário.

Acompanharam a visita o engenheiro Agrônomo, Douglas Oliveira, o assessor especial do Gabinete, Jonas Soares e o secretário de Obras, Albino Rezende de Souza.

Assessoria de Comunicação 
Contato: (48) 3529.0053/ 8842.7307
Mais notícias acesse: www.aru.sdr.sc.gov.br