Parque Estadual Rio Canoas é inaugurado
O secretário Executivo de Desenvolvimento Regional, Jairo Luft acompanhado do presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina, André Adriano Dick, participou na tarde desta sexta-feira, 23 de novembro, da solenidade de inauguração do Parque Estadual Rio Canoas. Após a solenidade de inauguração, foi visitada uma das trilhas da unidade de conservação. Para o secretário Jairo Luft, a inauguração e abertura do Parque Estadual Rio Canoas representa um grande marco na região. “Presenciamos neste ato a presença de estudantes, o que torna a inauguração do Parque ainda mais simbólica, pois nossas crianças e jovens representam o futuro do nosso meio ambiente. O Parque Estadual Rio Canoas é uma vitrine, um exemplo para todo o estado de Santa Catarina”.
O presidente do IMA destacou que a Unidade de Conservação Parque Estadual Rio Canoas é voltada não só para visitação, mas destinado também à pesquisa. “A pesquisa ambiental e dentro das universidades para que se conheça um pouco mais do que se tem na região, a biodiversidade presente no Parque”, afirmou André Adriano Dick.
A presença dos estudantes também foi destacada pelo diretor presidente da Enercan, Peter Eric Volff . “O início do trabalho é agora, o benefício que o Parque pode gerar é agora e eu fico muito feliz ao ver tantos jovens no ato, o que nos deixa muito gratos. O parque de nada serve se as pessoas não o conhecerem, não o visitarem, então a presença desses jovens que futuramente também poderão participar de oficinas é muito importante”, disse.
Sobre o Parque Estadual Rio Canoas
Criado pelo Decreto nº 1.871, de 27 de maio de 2004, o Parque Estadual Rio Canoas (PERC) localiza-se no Distrito do Ibicuí, município de Campos Novos e constitui-se no maior remanescente da Floresta Ombrófila Mista (Floresta com Araucárias) presente na região do entorno do reservatório do Aproveitamento Hidrelétrico de Campos Novos, conforme o plano de manejo do Parque Estadual Rio Canoas.
A gestão do Parque Estadual Rio Canoas é do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a co-gestão da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP Grimpeiro, do município de São Domingos. A infraestrutura foi construída a partir de recursos de compensação ambiental da Enercam e UHE Anita Garibaldi, no caso CTG Brasil de Abdon Batista.
O Parque conta com o Centro de Visitação (CV), quatro trilhas, sendo que duas estão abertas à visitação pública a partir do dia 23 de novembro, a Trilha do Cemitério (que além das paisagens naturais e peculiaridades do meio ambiente, traz informações sobre o histórico cultural do local) e a Trilha da Lagoa (com maior apelo ao ciclo das águas). A Trilha das Águas e a Trilha do Lajeado Roberto estão em construção. Os dias e horários de funcionamento é de quarta a sexta-feira das 09h às 17hs e aos sábados e domingos das 13hs às 18hs, com agendamento pela pagina da unidade de conservação no facebbok ou por meio do telefone whatsapp (49) 9 – 9836-4969.