Secretário Regional de São Miguel do Oeste apresenta projeto de Oncologia ao Colegiado Regional de Saúde
Em reunião realizada nesta quarta-feira, 9, o secretário de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, apresentou o projeto do Setor Regional de Oncologia aos membros do Colegiado de Gestão Regional de Saúde do Extremo-Oeste. O encontro foi realizado no auditório da Associação de Municípios do Extremo-Oeste Catarinense (Ameosc), em São Miguel do Oeste.
“Vamos lutar pela vontade da população regional e já demos importantes passos”, afirma Trevisan. O secretário lembra que para a instalação do setor de oncologia é preciso seguir a Portaria de número 140 do Ministério da Saúde que define os critérios e parâmetros para a os estabelecimentos de saúde habilitados para a oncologia que irão atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Portaria diz que as Unidades de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) serão admitidas em áreas com população inferior a 500 mil habitantes e exige que nesta região haja estimativa de 900 casos novos anuais de câncer. “A Unacon com radioterapia de Chapecó abrange uma área de mais de 1 milhão de habitantes e atende cerca de 2.420 casos novos ao ano. Diante desses dados, se confirma a nossa intenção em instalar a Oncologia em São Miguel do Oeste, pois a Unidade de Chapecó está com a capacidade superada”, ressalta Trevisan.
O secretário Regional também lembrou que, em documento emitido pela Secretaria de Estado da Saúde, foi ressaltado que muitos dos casos do Extremo-Oeste são encaminhados para o Paraná, aumentando ainda mais a necessidade da Oncologia na região.
“Já estamos com o projeto de adequação do espaço onde será instalado o setor regional de Oncologia aprovado pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde. O orçamento para a obra também já foi concluído. Agora irei pessoalmente a Florianópolis garantir os recursos para iniciarmos os trabalhos. Não vamos estipular prazo para iniciarmos com os atendimentos, mas garantimos que faremos o mais rápido possível”, garante Trevisan. O valor estimado ficou próximo aos R$ 230 mil para reforma do espaço onde atualmente está instalado o Samu e será readequado para receber a ala de oncologia.
O diretor do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, Claudio Marmentini, também participou da reunião e afirmou que a Entidade São Camilo já está se informando sobre a estrutura necessária para a instalação da Oncologia. “Já estamos em contato com profissionais também, pois precisamos seguir a Portaria e os números de cirurgias e atendimentos que ela regulamenta. O processo não é simples, mas já estamos trabalhando para que o sonho vire realidade”, declara Marmentini.
Informações adicionais para a imprensa
Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Secretaria Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2901 / 8837-7422