Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Secretário Milton Hobbus abre...

Secretário Milton Hobbus abre Colóquio Sul Catarinense de Proteção e Defesa Civil

O município de Jacinto Machado sediou nesta quarta-feira, dia 21, o II Colóquio Sul Catarinense de Defesa e Proteção Civil, promovido pelas coordenadorias regionais da Defesa Civil de Araranguá, Criciúma e Tubarão. O evento está inserido na programação que comemora a Semana de Prevenção e Combate às Enchentes e a Semana Nacional de Redução de Riscos e Desastres.

O prefeito anfitrião do evento Antônio de Fáveri falou da importância do trabalho da Defesa Civil, já que a região sofre constantemente com adversidades climáticas. “Precisamos unir tecnologia e engenharia, mas sem desprezar o conhecimento popular, pois foi ouvindo as pessoas que conseguimos solucionar as cheias no bairro Arizona. Temos que ter consciência que Defesa Civil somos todos nós, nesse sentido é importante trabalhar com a população para que em casos de desastres saibam como agir. A prevenção é sempre a melhor solução”, disse.

O secretário Estadual da Defesa Civil, Milton Hobbus, destacou algumas ações que estão sendo realizadas para minimizar os problemas causados por fenômenos climáticos, dentre eles a criação do Centro de Monitoramento e Alerta. “O novo centro vai contar com os serviços da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, monitoramento e previsão do tempo, emissão de avisos e alertas, serviço de hidrologia entre outras ações e proteção ao cidadão catarinense”, detalhou.

Ele salientou que com o novo Centro as ações preventivas com os cidadãos será mais efetiva. “A estruturação desse Centro, que incluiu uma plataforma Web, vai chegar em todos os municípios catarinenses, ou seja, todos estarão ligados online, para agirmos preventivamente”, disse Hobbus.

Outra ação do órgão será a compra de novos radares meteorológicos. “O governador Raimundo Colombo autorizou a compra de novos radares meteorológicos para as regiões Sul e Oeste, e a expectativa é que até o ano que vem estes radares já estejam implantados, assim como o Centro de Monitoramento”, enfatizou.

Para o coordenador Regional da Defesa Civil da 22ª SDR, Sebastião Antônio de Souza, o evento foi bastante positivo, pois contou com representantes de diversos segmentos. “Os participantes puderam conhecer a estrutura de defesa civil, o sistema de monitoramento e alerta, e aconteceu uma troca de experiência com os representantes de 22 municípios participantes como Laguna, Lages, Curitibanos, Tubarão, Criciúma, entre outros. Foi um encontro bastante proveitoso, onde poderemos aplicar no dia a dia as informações recebidas”, contou.

Outros assuntos debatidos no evento foram: caracterização nas áreas de risco na Bacia do Rio Araranguá; Gestão de Recursos Hídricos e Defesa Civil; Conferência de SENDAI (Balanço de HYOGO); uso do SIG para gestão de áreas suscetíveis a inundação; principais sistemas atmosféricos que atuam na Região Sul e sistema de Monitoramento e alerta. Fechando as atividades, aconteceu uma mesa redonda onde foi debatida a atuação da Defesa Civil Municipal.

O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas de 22 municípios. Entre eles agentes estaduais e municipais de proteção e defesa civil, representante da segurança pública, comitês de bacia hidrográfica, agentes políticos, funcionários públicos, estudantes, e comunidade. E ainda com a presença do Secretário de Desenvolvimento Regional de Araranguá. Ademir da Silva, prefeito de Balneário Arroio do Silva Evandro Scaini, de Sombrio Zênio Cardoso, de Timbé do Sul Eclair Alves Coelho, Guisla Scaini representando o deputado Estadual José Nei Ascari.

 

Informações adicionais para a imprensa:

Carla Costa (JP 02758)
Assessoria de Comunicação – 22ª SDR/ Governo de SC
Contato: (48) 3529.0053
Mais notícias acesse: www.aru.sdr.sc.gov.br