Secretário Leonel Pavan libera R$ 200 mil para Desafio de Ondas Grandes de Laguna
O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, assinou na sexta-feira, 11, em Laguna, no Sul do Estado, a liberação de R$ 200 mil para a realização do Desafio de Ondas Grandes, etapa brasileira do Big Wave Challenge, que abriu dia 8 a janela de observação do mar. O monitoramento das ondas vai até 30 de novembro, quando são esperados na praia do Cardoso, em Laguna, os maiores surfistas de ondas grandes, como o campeão mundial Carlos Burle, Everaldo Pato e Fábio Gouveia, além do lendário Rosso Jones e do inglês Andrew Cotton.
Fotos: Alexandre Giraldi/Divulgação
A definição do único dia de disputa ocorrerá mediante o acompanhamento dos gráficos de previsão pela internet, com um prazo médio de três a cinco dias de antecedência para o sinal verde, como é comum nesse tipo de competição ao redor do mundo. Somente no primeiro dia de acompanhamento, o site oficial do evento teve mais de 300 mil visualizações de pessoas do mundo todo que puderam observar ondas superiores a três metros na praia do Cardoso.
“Sempre digo que turismo deve ser feito com atitude e vejo claramente esta situação neste evento. O pessoa do surfe aqui de Laguna e a prefeitura dão clara demonstração que querem fazer, querem realizar, que têm atitude. É isso que precisamos, basta ver o retorno de mídia, de alcance mundial que teremos com este Desafio de Ondas Gigantes”, comentou o secretário. O prefeito Mauro Candemil também destacou o apoio do secretário ao projeto. “O secretário Pavan é um grande empreendedor e sempre foi um grande parceiro como grande incentivador do nosso turismo”, observou.
Localizada no Cabo de Santa Marta, em Laguna, a praia do Cardoso é o ponto mais ao leste da costa sul do Brasil, o que faz com que receba algumas das maiores ondulações do país. O local já foi palco de um evento desse tipo, em 2015, que atraiu uma enorme quantidade de público na areia e teve uma grande repercussão na mídia e nos meios de comunicação.
{article Carla Coloniese – SOL}[title] [text] [readmore]{/article}