Secretário João José Candido da Silva morre em Florianópolis
O Governo do Estado comunica, com pesar, o falecimento do secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Candido da Silva, ocorrido às 4h30min deste domingo, 9 de fevereiro. O secretário teve um infarto em sua residência em Jurerê Internacional, em Florianópolis. O governador Raimundo Colombo decretou luto oficial de três dias no Estado.
Candido chegou a ser atendido por uma equipe do Samu, mas não resistiu. Estavam ao lado dele em casa, a esposa, Lucy Maria Chaves; e as filhas Ana Flávia e Ana Gabriela.
O velório será no saguão do Centro Administrativo do Estado, na SC-401, na Capital, a partir das 13h, com a participação da guarda de honra composta por integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O corpo será cremado nesta segunda-feira, às 10h, em Balneário Camboriú. Antes disso, às 7h30min, serão realizadas honras militares para a saída do corpo e o deslocamento para o crematório Vaticano.
Para o governador Raimundo Colombo, é uma perda irreparável. “Foi um grande amigo. Uma pessoa do mais alto nível e um médico que se dedicou à carreira pública, servindo e atendendo as pessoas tanto em nível municipal, estadual e até nacional, com papel protagônico no SUS”, afirmou.
Nascido em Blumenau em 1948, Candido da Silva formou-se em Medicina pela UFSC. Foi médico do Corpo Clínico do Hospital de Caridade e era especialista em medicina desportiva. Possuía ainda especialização em Administração Hospitalar pela FGV/SP e mestrado em Administração pela UFSC, além de ser professor universitário na UFSC há 38 anos.
Foto: James Tavares/Secom
Durante 13 anos trabalhou em Brasília nas décadas de 1980 e 1990. Em 1991, atuou na Secretaria Executiva, exercendo o cargo interino de Ministro da Saúde e outros cargos de secretário nacional na Saúde. Além disso, foi Chefe de Gabinete do Ministério da Previdência e foi 2º Secretário Nacional de Assistência Social do País em 1998.
No Ministério da Educação, foi chefe da Assessoria Especial de Ciências da Saúde e coordenador dos Hospitais Universitários (HUs). Representou tanto o MEC quanto o Ministério da Saúde no Conselho Federal de Entorpecentes (Confen).
De volta ao Estado, foi titular da Secretaria de Estado da Saúde até 2002 e, posteriormente, assumiu a secretaria municipal de Saúde da Capital, onde permaneceu até março de 2012, quando assumiu a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST).
>>> Ouça e faça download do depoimento do governador
{attachments}