Secretário executivo participa de solenidade em homenagem aos 181 anos da Polícia Militar de SC em Laguna
Na manhã desta quinta-feira, 5, o secretário-executivo Mauro Vargas Candemil acompanhou a solenidade alusiva aos 181 anos da Polícia Militar de Santa Catarina realizada pela Guarnição Especial da PM de Laguna. O ato aconteceu na sede da Guarnição, onde foram entregues brasões de mérito pessoal , medalhas por tempo de serviço, as premiações “Destaque Valorem” e o troféu “Amigo da Polícia Militar”.
Os brasões de mérito pessoal foram conferidos à dez policiais, e a medalha de mérito por tempo de serviço concedida à quatro militares, que completaram 10 anos de bons serviços prestados nas funções exercidas e não tenham sido punidos nos últimos dois anos, comprometendo o decoro da classe e tradições da polícia militar.
Foram cinco os destaques do Programa de Valorização e Reconhecimento Profissional (Valorem), premiados nas categorias pró-atividade e pronta resposta. O prêmio é o reconhecimento àqueles policiais que se dedicam a atividade operacional.
Aproximadamente dez troféus de Amigos da Polícia Miliar de Laguna, foram entregues a personalidades, autoridades e instituições como a Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna, em reconhecimento ao apoio e parceria as ações desenvolvidas pela Polícia Militar no município de Laguna.
Durante a solenidade ainda aconteceram dois atos importantes, a promoção de seis militares e a posse do Conselho Comunitário de Segurança de Laguna (Conseg).
A implantação de Consegs no município está prevista na atual política do Governo de Santa Catarina, cumprindo diretrizes da Secretaria de Segurança Pública, e vem demonstrando que a atuação policial nos processos de proteção e segurança do cidadão dependem da integração e participação social, confirmando o preceito constitucional de que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos.
Em seu pronunciamento o comandante da Gelg, tenente-coronel Jefer Francisco Fernandes destacou, de maneira resumida, a história da PMSC ao logo dos 181 anos de criação. “Somos uma instituição composta por mais de 10 mil homens e mulheres, com a competência específica de exercer a polícia ostensiva e preservar a ordem pública em todo o território catarinense”. Encerrando parabenizou aos policiais militares que serviram e servem a unidade pelos excepcionais serviços prestados à sociedade e à corporação, desejando votos de sucesso em suas carreiras profissionais e a construção de histórias vitoriosas junto a corporação e a seus familiares”.
Polícia Militar em Santa Catarina
A Polícia Militar catarinense foi criada por Feliciano Nunes Pires, em 5 de maio de 1835, enquanto presidente da Província de Santa Catarina. Hoje, a PMSC está presente nos 295 municípios do Estado prestando os mais variados serviços de segurança pública à comunidade.
{article Fabrícia Silveira Carneiro – ADR Laguna – Assinatura}{text}{/article}