Secretário e gerentes da ADR São Lourenço participam de workshop onde foram discutidas ações para o futuro de Santa Catarina
O secretário executivo Walmor José Pederssetti e gerentes da ADR São Lourenço, participaram na terça-feira, 5, em Chapecó, do Workshop Macrorregional Oeste para construção do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030. Ao todo, nove Agências de Desenvolvimento Regional estiveram representadas no evento: Chapecó, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Palmitos, Maravilha, Quilombo, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Xanxerê.
De forma participativa, cerca de 180 pessoas colaboraram na elaboração do Plano e debateram ações estratégicas onde apontaram qual o Estado que querem para o futuro.
Trata-se de uma ação do Governo do Estado de Santa Catarina, coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e colaboração das Agências de Desenvolvimento Regional. Os workshops regionais estão sendo realizados em oito macrorregiões do Estado.
Na ocasião, representantes do poder público estadual, municipal e de entidades da sociedade civil, tiveram a oportunidade de conhecer a realidade do Estado nas dimensões de Desenvolvimento Econômico, Social, Infraestrutura, Meio Ambiente e Gestão Pública, contemplando todas as áreas de desenvolvimento. Divididos em grupos de acordo com sua respectiva área de atuação, os participantes puderam contribuir com o Plano ao identificar os fatores que dificultam o desenvolvimento regional, apresentando alternativas que apontam os esforços que o Governo Estadual deveria realizar para superar os problemas.
Todos os apontamentos feitos pelos grupos serão compilados pela Secretaria de Estado do Planejamento.
{article Juliana Balotin – ADR São Lourenço do Oeste}[text]{/article}