Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Secretário debate criação de...

Secretário debate criação de sistema de ensino, pesquisa e inovação aplicado à segurança pública

O secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, abriu o Seminário Internacional de Ciências, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na manhã desta quarta-feira, 27. De acordo com o secretário, nos seis primeiros meses a redução da criminalidade já pode ser percebida pela população: a taxa de homicídios caiu 15% e a de roubos 30%, quando comparadas a igual período do ano passado.

“Não conseguimos estes resultados apenas com a intensificação das operações das polícias Civil e Militar, mas também com a participação das secretarias de Assistência Social do Estado e dos municípios, como as de Florianópolis e Joinville, onde se concentram as maiores manchas de criminalidade de SC”, ressaltou.

Além dessas ações integradas, a SSP passou a investir em inovação tecnológica, tanto para as áreas operacionais como as de inteligência, nas quais o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 20 milhões.

 “Hoje estamos nos juntando a Udesc, Acafe, Ampesc e a UFSC para criarmos um sistema de ensino, pesquisa e inovação aplicado à segurança pública”, disse Alceu de Oliveira.

A Polícia Militar, conforme o secretário, passou a dispor do PMSC Mobile, a Rede de Vizinhos, baseada em grupos de Whatsapp, e a Rede Catarina de Proteção à Mulher, com visitas periódicas das patrulhas a mulheres que já foram atendidas em ocorrências anteriores e que passaram a contar com um botão de pânico em aplicativo de smartphone. Ele também citou as câmeras corporais, que passaram a integrar o uniforme dos nossos policiais. 

Os bombeiros militares ganharam o Firecast, um aplicativo móvel com comunicação direta ao sistema e-bombeiros. O download pode ser feito em dispositivo móvel com sistema operacional Android e utilizado por qualquer bombeiro que esteja cadastrado no serviço diário do sistema 193. O app proporciona a troca de informações sobre ocorrências entre as guarnições e as centrais de operações.

“Também estamos ampliando o investimento em inteligência artificial e tecnologia da informação voltadas para o setor de inteligência e, em breve, esperamos contar com um sistema de biometria de vozes e um banco de vozes, cujo projeto será apresentado hoje à tarde e que conta com a parceria da Univali”, disse.

De acordo com o secretário, foi criada uma comissão na SSP para padronizar o emprego de veículos aéreos não tripulados, os drones, utilizados pelas polícias Civil, Militar, Bombeiro Militar e Secretaria da Justiça e Cidadania. “Também estamos montando o observatório de segurança pública, com seu respectivo centro de comando e controle, para potencializarmos o uso da informação e nos anteciparmos às ações criminosas”, finalizou.

Mais informações para a imprensa:
Vitor Hugo Louzado
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Segurança Pública
Fone: (48) 3665-8183 / (48) 99118 9821
E-mail: vhlouzado@hotmail.com