Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Debate aborda proposta de...

Debate aborda proposta de municipalização do Hospital Regional de Araranguá

reuniao municipalizacao hra 20160630 1500617199

O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, participou de uma audiência na tarde desta quinta-feira, 30, na câmara de vereadores de Araranguá, para discussão da municipalização do Hospital Regional de Araranguá, hoje gerido por uma Organização Social.

A reunião foi presidida pelo prefeito de Araranguá, Sandro Maciel; pelo presidente da Associação de Municípios do Extremo-Sul Catarinense (Amesc), e prefeito de Meleiro, Jonnei Zanette; e pelo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-Amesc), prefeito de Maracajá Wagner da Rosa; secretário executivo da ADR Araranguá, Ivan Gabriel Milanez Ávila; presidente da Câmara de vereadores Rony da Silva, e acompanhada pela quase totalidade dos prefeitos da região, gerência regional de Saúde da ADR, secretários municipais de Saúde, vereadores, representantes de entidades de classe e demais lideranças.

O secretário de Estado da Saúde destacou que o objetivo do modelo de gestão de municipalização do SUS é oferecer o mais alto grau de participação da comunidade, tornando-o mais ativo no serviço prestado, e desta forma, propiciar a melhoria significativa no atendimento à população que utiliza os serviços de saúde. “Não há dúvidas de que com a decisão de municipalização do Hospital Regional de Araranguá, e posterior gestão através do CIS-Amesc, haverá reflexos positivos por muitos e muitos anos. Temos desafios sim, mas buscaremos realizar as tratavivas da melhor forma possível”.

Respondendo a inúmeros questionamentos realizados durante audiência, João Paulo Kleinubing esclareceu que não é possível dentro do ponto de vista jurídico realizar a contratação direta do CIS-Amesc para a gestão do hospital, já que o Estado não é parte do consórcio. Ele ainda citou que haverá a garantia de manutenção dos empregos, bem como do repasse de recursos hoje existente, além do teto financeiro, com objetivo de constituir reserva que permita o bom funcionamento da unidade hospitalar. “Além disso, há recursos previstos no Pacto para modernização do hospital, com a aquisição de equipamentos”, citou.

Ficou definido na reunião de que haverá o prazo até o dia 15 de julho para que a região manifeste sua posição em relação à aceitação do município de Araranguá em assumir ou não a gestão do Hospital Regional de Araranguá. “Por solicitação dos secretários municipais de Saúde, a Gerência Regional de Saúde irá organizar uma discussão com os técnicos da secretaria de Estado da Saúde e municípios da ADR Araranguá para esclarecer quais as reais responsabilidades do município de Araranguá a partir da aceitação em gerir o Hospital”, concluiu a gerente Regional de Saúde, Patrícia Gomes Jones Paladini.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina/ Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0053/ 9148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua