Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Secretário de Estado da...

Secretário de Estado da Saúde discute em Araranguá situação do Hospital Regional

reuniao hra 14 10 20161014 1913830046

O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, acompanhado da gerente de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Patrícia Gomes Jones Paladini, participou de uma reunião na manhã desta sexta-feira, 14, no gabinete do prefeito de Araranguá, Sandro Maciel, onde discutiu a situação do Hospital Regional

Na reunião, que contou com a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde), Cleber Ricardo da Silva Cândido, e do secretário geral João Batista Martins Estevam, ficou definido que está mantido o contrato do Governo do Estado com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), gestora do HRA. O contrato tem vigência até 2018 e fica inalterado.

Sobre a possibilidade de municipalização da gestão, Kleinubing confirmou que ocorreram discussões neste sentido, mas, com a proximidade do período eleitoral, elas não avançaram. Ele citou que concluído o processo eleitoral, o entendimento com o prefeito atual e o prefeito eleito, Mariano Mazzuco Neto, é que nenhuma mudança aconteça neste período de transição. Segundo ele, futuramente a discussão tem que acontecer com a sociedade araranguaense.

A solicitação feita pelo secretário de Estado da Saúde aos representantes do Sindisaúde foi da retomada imediata do atendimento regular no hospital à população, com retorno dos funcionários ao trabalho. O pedido foi acatado pelo presidente, que conversaria com a categoria em assembleia.

Kleinubing concluiu que o principal objetivo do Governo do Estado é garantir o atendimento à população. “O hospital retomará seus serviços, todos os contratos estão mantidos, ninguém foi e nem será demitido. Temos um grande desafio que a crise nos impõe que é a queda na receita e no orçamento da saúde, mas estamos buscando alternativas. O importante é que a situação financeira não interrompa os serviços de saúde”, disse.

Também participaram da reunião a secretária Municipal de Saúde, Rosane Kochhann, o coordenador da UPA de Araranguá, enfermeiro Fabiano Ribeiro Teixeira, e técnicos da gerência de Supervisão de Organizações Sociais da Secretaria de Estado da Saúde.

{article Leneza Della Krás – ADR ARARANGUÁ}{text}{/article}