Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Secretário de Desenvolvimento Regional...

Secretário de Desenvolvimento Regional participa de encontro sobre a Barragem de Botuverá

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque, Ewaldo Ristow Filho, participou na semana passada do terceiro encontro que reuniu lideranças regionais para discutir sobre a construção da Barragem de Botuverá. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Botuverá. Na oportunidade estiveram presentes representantes do poder Executivo e Legislativo dos municípios de Itajaí, Brusque, Guabiruba, Botuverá, da Defesa Civil do Estado e também das empresas responsáveis pela elaboração do projeto da Barragem, do Consórcio Iguatemi e da KL Engenharia. A reunião deu continuidade ao debate sobre a construção da Barragem e discutiu também a necessidade de liberação das licenças ambientais necessárias para o início das obras.

 

Os engenheiros Alexandre Mosimann Silveira e Paulo Afonso Foes, da empresa Iguatemi, executora do projeto elaborado para a construção da Barragem, apresentaram os principais pontos do projeto, como dados técnicos da estrutura, questões relacionadas à sedimentação e estudos ambientais, que também foram realizados pela empresa. Referente à segurança da Barragem, ambos os técnicos ressaltaram que todas as estruturas foram definidas para diversas vazões.

A barragem será construída a aproximadamente 17 quilômetros do Centro de Botuverá, na localidade de Areia Baixa. Terá 40,8 metros de altura e deve armazenar mais de 20 milhões de metros cúbicos de água. O valor do investimento foi orçado em R$ 80,8 milhões e deverá ser entregue num prazo de 30 meses.

O representante da Defesa Civil do Estado, Emerson Emerim, destacou que o edital para a licitação da Barragem já está pronto, no aguardo da Licença Ambiental Prévia – LAP, para seu lançamento. A questão é um impasse de competência entre o IBAMA, FATMA e ICMBio, que questiona a liberação da licença ser emitida pela FATMA (estadual), quando deveria ser emitida pelo IBAMA (nacional).

Para o secretário Regional de Brusque, Ewaldo Ristow Filho, a região precisa batalhar junto ao Governo. “Temos que unir forças para alcançar essa grande conquista, que é a execução do projeto da Barragem, essencial para o problema das cheias em nossa regional”, comentou.

Ao final da reunião, os participantes assinaram um documento pleiteando aceleração das tratativas da construção da Barragem.

Saiba mais
A obra faz parte do maior pacote de investimentos de Santa Catarina, em obras preventivas e toda história do Estado, que está recebendo o maior volume de obras em território nacional, no que diz respeito à mitigação.

Os estudos da obra tiveram início no final de 2013. A Barragem de Botuverá contará com 40 metros de altura e será responsável pelo armazenamento de 20 milhões de metros cúbicos. O local para a construção da Barragem foi definido após análise de seis pontos. Desses, três foram selecionados, até que foi confirmado pelos menores impactos socioambientais, desapropriações, entre outros efeitos, a área localizada a 17 quilômetros do centro do município, na localidade de Ribeirão do Ouro, em Botuverá. Para chegar a essa conclusão também foram feitas sondagens e trabalhos de topografias.

A Barragem de Botuverá terá tripla função. Além da contenção de cheias, a Defesa Civil, trabalha com a possibilidade de gerar energia com a estrutura. Estudos já apontam que o
barramento permitirá a geração de 1 Megawats de potência. Isso seria suficiente para abastecer o próprio município de Botuverá.

{article Taiana Eberle – SDR Brusque – Assinatura}{text}{/article}