Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Secretário de Desenvolvimento Regional...

Secretário de Desenvolvimento Regional participa de encontro sobre a Barragem de Botuverá

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Brusque, Ewaldo Ristow Filho, participou na semana passada do terceiro encontro que reuniu lideranças regionais para discutir sobre a construção da Barragem de Botuverá. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Botuverá. Na oportunidade estiveram presentes representantes do poder Executivo e Legislativo dos municípios de Itajaí, Brusque, Guabiruba, Botuverá, da Defesa Civil do Estado e também das empresas responsáveis pela elaboração do projeto da Barragem, do Consórcio Iguatemi e da KL Engenharia. A reunião deu continuidade ao debate sobre a construção da Barragem e discutiu também a necessidade de liberação das licenças ambientais necessárias para o início das obras.

 

Os engenheiros Alexandre Mosimann Silveira e Paulo Afonso Foes, da empresa Iguatemi, executora do projeto elaborado para a construção da Barragem, apresentaram os principais pontos do projeto, como dados técnicos da estrutura, questões relacionadas à sedimentação e estudos ambientais, que também foram realizados pela empresa. Referente à segurança da Barragem, ambos os técnicos ressaltaram que todas as estruturas foram definidas para diversas vazões.

A barragem será construída a aproximadamente 17 quilômetros do Centro de Botuverá, na localidade de Areia Baixa. Terá 40,8 metros de altura e deve armazenar mais de 20 milhões de metros cúbicos de água. O valor do investimento foi orçado em R$ 80,8 milhões e deverá ser entregue num prazo de 30 meses.

O representante da Defesa Civil do Estado, Emerson Emerim, destacou que o edital para a licitação da Barragem já está pronto, no aguardo da Licença Ambiental Prévia – LAP, para seu lançamento. A questão é um impasse de competência entre o IBAMA, FATMA e ICMBio, que questiona a liberação da licença ser emitida pela FATMA (estadual), quando deveria ser emitida pelo IBAMA (nacional).

Para o secretário Regional de Brusque, Ewaldo Ristow Filho, a região precisa batalhar junto ao Governo. “Temos que unir forças para alcançar essa grande conquista, que é a execução do projeto da Barragem, essencial para o problema das cheias em nossa regional”, comentou.

Ao final da reunião, os participantes assinaram um documento pleiteando aceleração das tratativas da construção da Barragem.

Saiba mais
A obra faz parte do maior pacote de investimentos de Santa Catarina, em obras preventivas e toda história do Estado, que está recebendo o maior volume de obras em território nacional, no que diz respeito à mitigação.

Os estudos da obra tiveram início no final de 2013. A Barragem de Botuverá contará com 40 metros de altura e será responsável pelo armazenamento de 20 milhões de metros cúbicos. O local para a construção da Barragem foi definido após análise de seis pontos. Desses, três foram selecionados, até que foi confirmado pelos menores impactos socioambientais, desapropriações, entre outros efeitos, a área localizada a 17 quilômetros do centro do município, na localidade de Ribeirão do Ouro, em Botuverá. Para chegar a essa conclusão também foram feitas sondagens e trabalhos de topografias.

A Barragem de Botuverá terá tripla função. Além da contenção de cheias, a Defesa Civil, trabalha com a possibilidade de gerar energia com a estrutura. Estudos já apontam que o
barramento permitirá a geração de 1 Megawats de potência. Isso seria suficiente para abastecer o próprio município de Botuverá.

{article Taiana Eberle – SDR Brusque – Assinatura}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support