Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Secretário da Segurança recebe...

Secretário da Segurança recebe presidentes das Câmaras Municipais da Grande Florianópolis

O secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, recebeu em seu gabinete os presidentes das Câmaras de Vereadores de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu, nesta segunda-feira, 10, para tratar de questões relacionadas à área da segurança, comuns aos quatro municípios que compõem a região metropolitana da Grande Florianópolis.

Entre os temas abordados estão ampliação do sistema de vigilância por câmeras, leilões de veículos apreendidos, construções de sedes próprias para Polícia Militar, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias, além de reforço nos efetivos policiais e distribuição de novas viaturas.

Segundo o vereador César Faria, presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, “os problemas da região metropolitana precisam ser analisados de forma conjunta, pois muitas das questões que preocupam a Capital são comuns às outras cidades da região”.  De acordo ele, este movimento iniciou em maio e a expectativa é de reunir, em breve, os 22 presidentes do legislativo das cidades da Grande Florianópolis.  

Sobre os pedidos o secretário César Augusto Grubba, confirmou a ampliação do sistema de videomonitoramento e a integração das imagens entre os municípios da região. Para isso estão sendo concluídas as tratativas para melhoria no sistema de fibra óptica, que irá garantir melhorias e qualidade nas imagens captadas pelas câmeras de vigilância. Grubba também confirmou a construção de novas sedes da Polícia Militar, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias (IGP) nos municípios de Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça, que receberão obras do Pacto da Segurança.

Os vereadores pediram, ainda, empenho da SSP na realização de leilões de veículos apreendidos para desafogar os pátios e as delegacias de polícia. O secretário que este é um processo demorado, mas que só este ano foram realizados 14 leilões, com a comercialização de 4333 veículos e a ideia é acelerar o processo com a expectativa de leiloar 15 mil veículos até o final deste ano. “Tivemos que interromper o processo no ano passado, mas este ano temos um cronograma de leilões que vem sendo executado com sucesso”, disse Grubba.

Já com relação à distribuição das novas viaturas, o secretário confirmou que os municípios serão atendidos assim que forem concluídas as licitações para aquisição de 1,6 mil veículos. Sobre reforço de efetivo, Grubba informou que a PM concluiu o processo de concurso público para ingresso de mil novos policiais, e a Polícia Civil aguarda manifestação do Grupo Gestor para abertura de um novo exame para delegados e agentes de polícia. Uma turma de 47 novos escrivães está finalizando o curso de formação e em breve tomará posse.  

Participaram da reunião os vereadores César Faria (Florianópolis), Sanderson de Jesus (São José), Fábio Coelho (Palhoça), Manoel Pereira (Biguaçu), o secretário Adjunto da SSP, Coronel PM Fernando Rodrigues de Menezes, e o Coronel PM Vãnio Luiz Dalmarco, coordenador do sistema de videomonitoramento urbano da SSP.

Informações adicionais:
João Carlos Mendonça 
Secretaria de Estado da Segurança Pública 
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br
Telefone: (48) 3251-1116

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support