Secretário da Segurança Pública participa da instalação de vara para desarticular crime organizado
Foto: Vitor Hugo Louzado / SSP
O secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, participou da solenidade do Tribunal de Justiça para a instalação da Vara Criminal da Região Metropolitana de Florianópolis, especializada em crime organizado e contra a administração pública, na tarde desta segunda-feira, 25.
“Segurança pública não tem receita ou ator principal, mas uma série de atores e um quadro extremamente complexo. Este trabalho integrado, que tem sido demonstrado ultimamente por todos os poderes, certamente tem contribuído para o controle da criminalidade e da violência, cujos resultados já são perceptíveis. Medidas modernas como esta tomada agora pelo TJSC são o caminho seguro para a prevenção ao crime”, disse Alceu de Oliveira. Desde o início do ano, o número de homicídios no Estado foi reduzido em 15% e o de roubos, 30% em relação a igual período do ano passado.
Para o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, a integração entre os poderes constituídos tem sido fundamental na área de segurança pública. “Esta medida do Tribunal de Justiça, entendo, é colegiada e tem objetivo claro de enfrentamento às organizações criminosas, que dentro do sistema prisional se instalaram e devem ser tratadas de forma diferente do preso comum”.
O secretário salientou que, no ritmo atual da política penal, em 22 anos haverá cerca de 97 mil presos no Estado. Hoje são 21 mil. “Precisamos, de fato, discutir alternativas penais, porque simplesmente alargar as portas do sistema prisional não resolverá os problemas de segurança pública”.
“Não tenho a menor dúvida de que a instalação desta vara contribuirá significativamente para desequilibrarmos, de forma definitiva, nossa luta contra o crime organizado”, falou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes.
“A instalação desta vara só foi possível com a participação de desembargadores, deputados, do Ministério Público e do Poder Executivo”, destacou o presidente do TJ, Rodrigo Colaço, que informou que o investimento do Tribunal será de R$ 600 mil/ano. “A nossa visão é de soma e parceria. Temos procurado proximidade com todos os órgãos da Segurança Pública, porque não há como resolvermos esta questão sem a soma de esforços, sem entendimento”, concluiu.
Também participaram do evento o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Luiz Ângelo de Assis Lacerda Moreira, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Rogerio Schietti Cruz.
Mais informações para a imprensa:
Vitor Hugo Louzado
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Segurança Pública
Fone: (48) 3665-8183 / (48) 99118 9821
E-mail: vhlouzado@hotmail.com