Mobilização contra a dengue, em Chapecó, contará com a presença do secretário de Estado da Saúde
O Secretário de Saúde de Santa Catarina, Vicente Caropreso, estará em Chapecó para um importante encontro que busca a mobilização da região Oeste em 2017, no combate ao mosquito ‘’aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunya. A reunião acontecerá nesta quinta feira (02), as 09.00h no auditório da Prefeitura de Chapecó, com a presença de prefeitos, secretários municipais de saúde, gerentes regionais de saúde, Ministério Público e coordenadores do programa de combate a dengue.
A Gerente Regional de Saúde da ADR/Chapecó, Cacina Telles, informa que o encontro abrange as ADR’s Chapecó, Quilombo, Palmitos, Maravilha, Itapiranga, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste e Dionisio Cerqueira e seus respectivos municípios. Relata que apesar de todos os programas e ações realizados, o mosquito e as doenças estão se alastrando e somente com a união de todos, haverá o combate efetivo.
Em 2016, foram detectados 7.006 focos do mosquito aedes aegypti em 139 municípios catarinenses. Desses, 50 municípios são considerados infestados pela manutenção e presença disseminada de focos. No ano passado, foram confirmados 4.007 casos de dengue, 08 de zica vírus e 06 de chicungunya, sendo todos contraídos aqui dentro do Estado mesmo, (autócnes). Neste ano de 2017, na macrorregião Oeste que abrange as regiões de Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê, há 38 municípios infestados e 03 municípios em situação de risco.
Estarão presentes também, o Superintendente de Vigilância em Saúde de SC Fabio Gaudenzi, Diretor de Vigilância Epidemiológica de SC Eduardo Macari, Diretora de Vigilância Sanitária de SC Raquel Bittencourt e a Gerente de Zoonoses e Entomologia do Estado, Suzana Zeccer.
Informações adicionais para a imprensa:
Paulo Munauar
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
E-mail: imprensa@cco.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 2049-7427 / 98835-0089
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco