Secretário da Infraestrutura entrega ordem de serviço para obras emergenciais no Extremo-Sul
Fotos: Divulgação/SIE
Com 50 obras em rodovias estaduais em andamento no estado, os investimentos já ultrapassam R$ 3 bilhões
Além dos investimentos históricos do Programa Estrada Boa – o montante contratado pelo governo de Santa Catarina, por meio da SIE, já ultrapassa os R$ 3 bilhões – em obras de implantação, recuperação e ampliação de capacidade rodoviária, a Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) segue atuando forte em outras frentes. Uma delas são as obras emergenciais. Nesta sexta-feira, 6, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper, entregou ordens de serviços para três obras emergenciais importantes para o Sul catarinense.
Comper foi até a ponte sobre o Rio Canoas, ligando Praia Grande e São João do Sul, no km 19 da SC-290, para o início das obras de revitalização e recuperação estrutural e das cabeceiras da ponte. O secretário também entregou a ordem de serviço da obra de contenção, com enrocamento de rocha, no km 289,5 da SC-108, em Rio Fortuna; e a recuperação de galeria pluvial no km 6,2 da SC-434, em Garopaba. No total, o Governo do Estado, por meio da SIE, está investindo, emergencialmente, quase R$ 22 milhões nestas três obras.
“Essa recuperação é muito importante. Preciso falar da parceira com a Assembleia Legislativa. Os deputados cobram, pedem e são parceiros. Estive com o governador e disse a ele que estaria aqui com os deputados. Temos aqui no Sul mais obras como a Serra do Faxinal, a revitalização da SC-108 de Jacinto a Praia Grande, são muitas obras,” destacou Jerry Comper.
Ponte
A estrutura chegou a ser interditada para o tráfego de veículos no dia 17 de junho em função do deslocamento de um dos pilares que dão sustentação à travessia. A Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) agiu rapidamente para liberar o tráfego mediante uma solução temporária.
Agora as obras terão caráter definitivo. O pilar cedeu em função de fortes chuvas que atingiram a região em meados de junho deste ano, elevando muito o nível do rio e o volume de água que passava sob a estrutura.
A cabeceira da ponte já havia sido restaurada após ceder em função de fortes chuvas no começo do ano. Os materiais aplicados nesse trabalho anterior ajudaram a segurar a ponte devido à fortíssima correnteza do Rio Canoas. Logo após a interdição, assim que as águas baixaram, a SIE agiu para escorar a ponte, liberando o tráfego com segurança.