Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Secretário da Educação participa...

Secretário da Educação participa da abertura do Educasul, evento sobre ensino médio e profissionalizante

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, participou da abertura do Educasul 2013, no Centrosul, em Florianópolis. O maior evento do país sobre ensino médio e profissionalizante segue até sábado e, nesta quinta, discutiu o abandono escolar. Em 2012, a taxa de evasão nas escolas públicas chegou a 10,4%, de acordo com o último censo escolar divulgado pelo IBGE.

Foto: Patrícia Rodrigues/Divulgação

Na avaliação do secretário, o verdadeiro papel do ensino médio no Brasil não está bem definido, exceto para aqueles que pretender entrar para uma universidade. “Este é um dos motivos dos índices de desistência nas escolas. Este debate surge num momento importante e vem para contribuir com as discussões relacionadas com a reformulação da grade curricular do ensino médio”, disse.

De acordo com o professor Juarez Dayrell, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Brasil tem hoje 8,3 milhões de alunos no ensino médio, sendo que apenas 1,2 % estão nos institutos federais, 1,1 % nas municipais, 11,8% estão nas escolas particulares e a maioria, 85,9%, nas escolas do Estado.  “De acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) o ideal seria um investimento de U$ 4 mil ano, por aluno, para um ensino de qualidade que promova o interesse dos jovens, uma realidade próxima dos institutos federais, mas muito distante da rede pública”, disse Dayrell.

Outra referência em educação no país, o professor Gaudêncio Frigotto, autor de mais de 20 livros e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) falou sobre as redes sociais, uma das ferramentas mais utilizadas pelos jovens. “Estas tecnologias precisam ser parceiras dos educadores e não serem vistas como um problema, precisamos saber lidar com este fato”.

Paralelo ao Educasul 2013 acontece também o Engeduc, congresso Sul Brasileiro de Educação Infantil e a Fequalit, feira aberta ao público, que apresenta novidades em softwares de projetos educacionais, móveis desenhados especialmente para escolas e lançamentos de livros de literatura infantil, infanto-juvenil e pedagógica.

Patrícia Rodrigues
imprensa@capacitareventos.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support