Secretário da Educação apresenta em Joinville avanços e ações previstas para a área

O secretário de Estado da Educação Eduardo Deschamps cumpriu agenda em Joinville nesta quinta-feira, 11, onde esteve reunido com diretores e assessores de escolas para falar sobre os avanços e ações programadas para a área. Os cerca de 110 educadores presentes também tiveram a oportunidade de fazer sugestões e apresentar demandas. O encontro aconteceu na Faculdade Anhanguera e contou com a participação de profissionais atuantes em unidades dos oitos municípios da região.
O desempenho da rede estadual catarinense de ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2013 foi um dos assuntos abordados pelo secretário. Conforme os números apresentados pelo Ministério da Educação (MEC), o Estado obteve crescimento nos anos iniciais do ensino fundamental, passando de 5,8 para 6,0. Em Joinville, as escolas Professor Germano Timm, Professora Léa Maria Aguiar Lepper e Arnaldo Moreira Douat foram destaques, conquistando a média 7,0.
Nas séries finais do ensino fundamental, o Estado apresentou um baixo declínio, passando de 4,9 para 4,5. No ensino médio, os índices também apresentaram redução, saindo de 4,3 para 4,0. De acordo com Deschamps, um dos motivos pode ser a aprovação automática dos alunos, que até o ano passado, passavam de uma série para outra, mesmo não atingindo as médias. “Como não havia a exigência de nota para avançar de série, os estudantes não se comprometiam com os estudos, em decorrência disso, vieram as deficiências de aprendizagem”, explicou. O sistema foi implantado em 2007 por conta da inclusão do ensino fundamental de nove anos em Santa Catarina.
O secretário considera o Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA), elaborado pela Secretaria de Estado da Educação (SED), como uma importante ferramenta para oferecer aprendizagem adequada aos alunos de escolas estaduais. As aulas de reforço nas disciplinas de português e matemática ocorrem desde o mês de abril, no contraturno escolar, duas vezes por semana.
Para Deschamps, além do PENOA, outras ações desenvolvidas podem ajudar na qualificação do próximo IDEB de Santa Catarina, como o programa de formação continuada para professores do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e a ampliação da educação em tempo integral.
Durante a reunião, foram tratados ainda temas como o projeto de Revitalização da Carreira do Magistério, o cartão para pagamento de despesas emergenciais nas escolas, o novo sistema de escolha de gestores escolares e concurso público para professores efetivos.
Melhorias em infraestrutura escolar
Ainda em Joinville, o secretário da Educação, acompanhado da secretária regional, Simone Schramm e da gerente regional de Educação, Dalila Leal, fez uma visita à Escola Estadual Osvaldo Aranha, no bairro Glória. O colégio foi recentemente reaberto, após passar por reforma geral e ampliação, com investimentos de quase R$ 3 milhões.
O projeto executado no local contemplou readequações para atender às normas de acessibilidade, como construção de rampa de acesso para pessoas com deficiência de mobilidade, substituição de forro e cobertura, além de pintura e troca de instalações elétricas, pisos e aberturas.
Todos os banheiros receberam revestimentos cerâmicos e metais sanitários mais modernos e torneiras com acionamento por pressão e fechamento automático para evitar o desperdício de água. As 18 salas de aula possuem infraestrutura para climatização.
A edificação ganhou novos sistemas preventivos contra incêndios e raios, de acordo com as normas e exigências do Corpo de Bombeiros. O ginásio de esportes também passou por melhorias.
Na ocasião, a secretária Simone anunciou que uma obra semelhante deve ser feita na Escola Estadual Governador Celso Ramos, na área central da cidade. A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville pretende lançar a concorrência pública nos próximos 15 dias.
Informações adicionais:
Glaene Vargas
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: glaene@jve.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 9240-8064