Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Secretário da Defesa Civil...

Secretário da Defesa Civil do Estado reúne coordenadores regionais em Rio do Sul para definir ações do setor

  Coordenadores da Defesa Civil do Estado estiveram reunidos com o secretário Rodrigo Moratelli da Defesa Civil, no auditório da OAB em Rio do Sul, e receberam instruções sobre as ações do setor em todo o Estado e realizaram visitas à Barragem Sul – em Ituporanga, e ao radar meteorológico de Lontras.

 

 A preocupação do secretário Moratelli é com o sistema integrado de alertas que entrará em operação no final do ano nas cidades piloto, para, em maio de 2017, entrar em funcionamento em todo o Estado. O sistema vai operar com plataforma de comunicação através de aplicativos móveis IOS,  Andróid com SMS geo-referenciado, pois nem todos os pontos de coleta de dados estão em área de sinal de telefone celular. Portanto a abrangência de sinal das concessionárias de telefonia e mesmo a mídia – especialmente rádio e televisão – terão papel essencial para a rapidez da rede de informações de alertas. Nas televisões será com gerador de caracteres a qualquer hora, e na radiodifusão com locutores dando informes a qualquer momento das programações. Em locais isolados serão utilizadas sirenes de alerta.

 Moratelli informou que na Barragem Sul, em Ituporanga, reúne um conjunto de comportas sobre o vertedouro já sobrelevado, dando capacidade de mais 40% de reservação de água, acelerando o tempo de esvaziamento do reservatório, fazendo com que todo o sistema da Bacia do Itajaí ganhe mais qualidade, mais segurança e rapidez na operacionalização. No Salto Pilão, em Lontras-Ibirama-Apiúna, deverá ser aberto um canal extravasor com comportas, que com as mini-barragens a serem executadas, teremos todos que trabalhar no redimensionamento do desenvolvimento urbano das cidades.

 Na Barragem Oeste, em Taió, cujas obras estão 92% concluídas, o canal extravasor estará pronto até agosto e reduzirá o tempo de operação – que será automatizada – aumentando a segurança à montante a à jusante. Sobre as mini-barragens, Moratelli informou que as dos rios Perimbó, em Petrolândia, e Taió, em Mirim Doce, serão licitadas na semana vindoura.

 A Defesa Civil fará um esforço junto às Agencias de Desenvolvimento para explicar o plano operacional e de contingenciamento, para que decisões possam ser tomadas rapidamente. Para isso deverá ser seguido um único padrão para melhor funcionamento de todo o sistema  – desde cada ponto de informação até o Centro Integrado  de Gestão de Riscos e Desastres Naturais, em Florianópólis. A Defesa Civil do Estado está executando atualmente 49 projetos, todos informados nesta semana em Brasília, ao ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, que garantiu liberação de recursos da ordem de R$ 60 milhões. Na oportunidade o secretário solicitou parcerias com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais pois “pretende-se ação efetiva do Ministério para fazer cumprir a Lei Federal que impõe as operadoras de telefonia móvel, o envio de SMS pela defesa civil”, destacou.

Informações adicionais para a imprensa

Homero Buzzi
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3526-3014 / (47) 8855-3946 / (47) 9905-6336
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrriodosul