Secretário da Defesa Civil do Estado reúne coordenadores regionais em Rio do Sul para definir ações do setor
Coordenadores da Defesa Civil do Estado estiveram reunidos com o secretário Rodrigo Moratelli da Defesa Civil, no auditório da OAB em Rio do Sul, e receberam instruções sobre as ações do setor em todo o Estado e realizaram visitas à Barragem Sul – em Ituporanga, e ao radar meteorológico de Lontras.
A preocupação do secretário Moratelli é com o sistema integrado de alertas que entrará em operação no final do ano nas cidades piloto, para, em maio de 2017, entrar em funcionamento em todo o Estado. O sistema vai operar com plataforma de comunicação através de aplicativos móveis IOS, Andróid com SMS geo-referenciado, pois nem todos os pontos de coleta de dados estão em área de sinal de telefone celular. Portanto a abrangência de sinal das concessionárias de telefonia e mesmo a mídia – especialmente rádio e televisão – terão papel essencial para a rapidez da rede de informações de alertas. Nas televisões será com gerador de caracteres a qualquer hora, e na radiodifusão com locutores dando informes a qualquer momento das programações. Em locais isolados serão utilizadas sirenes de alerta.
Moratelli informou que na Barragem Sul, em Ituporanga, reúne um conjunto de comportas sobre o vertedouro já sobrelevado, dando capacidade de mais 40% de reservação de água, acelerando o tempo de esvaziamento do reservatório, fazendo com que todo o sistema da Bacia do Itajaí ganhe mais qualidade, mais segurança e rapidez na operacionalização. No Salto Pilão, em Lontras-Ibirama-Apiúna, deverá ser aberto um canal extravasor com comportas, que com as mini-barragens a serem executadas, teremos todos que trabalhar no redimensionamento do desenvolvimento urbano das cidades.
Na Barragem Oeste, em Taió, cujas obras estão 92% concluídas, o canal extravasor estará pronto até agosto e reduzirá o tempo de operação – que será automatizada – aumentando a segurança à montante a à jusante. Sobre as mini-barragens, Moratelli informou que as dos rios Perimbó, em Petrolândia, e Taió, em Mirim Doce, serão licitadas na semana vindoura.
A Defesa Civil fará um esforço junto às Agencias de Desenvolvimento para explicar o plano operacional e de contingenciamento, para que decisões possam ser tomadas rapidamente. Para isso deverá ser seguido um único padrão para melhor funcionamento de todo o sistema – desde cada ponto de informação até o Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres Naturais, em Florianópólis. A Defesa Civil do Estado está executando atualmente 49 projetos, todos informados nesta semana em Brasília, ao ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, que garantiu liberação de recursos da ordem de R$ 60 milhões. Na oportunidade o secretário solicitou parcerias com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais pois “pretende-se ação efetiva do Ministério para fazer cumprir a Lei Federal que impõe as operadoras de telefonia móvel, o envio de SMS pela defesa civil”, destacou.
Informações adicionais para a imprensa
Homero Buzzi
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3526-3014 / (47) 8855-3946 / (47) 9905-6336
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrriodosul