Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Seminário da Cravil busca...

Seminário da Cravil busca incentivar permanência de jovens no trabalho rural

Os jovens associados da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil) terão um dia de palestras ligadas à agricultura e de motivação para permanência na atividade rural. O IV Seminário de Jovens Cooperativistas da Cravil será realizado nesta sexta-feira, 1º de agosto, no Instituto Federal em Rio do Sul. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, participará da abertura oficial e do painel de oportunidades, às 10h.

Durante o dia, os jovens poderão assistir a palestras que apresentam as oportunidades de desenvolvimento que existem no meio rural, as opções de renda e as tendências de investimento e mercado. “O evento tem como objetivo motivar os jovens para permanecer na atividade rural e se tornarem os futuros agricultores profissionais de Santa Catarina”, afirma Spies.

Segundo o secretário, os jovens do meio rural têm empregabilidade em áreas urbanas e, portanto, só permanecerão no meio rural se oferecer atrativos suficientes para fazê-los escolher o meio rural como uma opção de vida.

No painel de oportunidades, as entidades que oferecem treinamentos para os jovens irão apresentar caminhos para profissionalização. A Secretaria da Agricultura e da Pesca irá divulgar o Programa de Formação de Jovens Agricultores, do Programa SC Rural, que oferece um treinamento em dez etapas que contempla várias áreas de conhecimento e, ao final, ainda possibilita aos jovens a oportunidade para fazer seu projeto de desenvolvimento da propriedade. Esses jovens podem ainda se beneficiar do Programa Jovem Rural nas Asas da Inclusão Digital, que proporciona financiamentos para aquisição de kits de informática.

O programa atende jovens, em idade entre 16 e 29 anos, com financiamentos para compra de notebooks, computadores de mesa e/ou impressoras, e a Secretaria da Agricultura, via Fundo de Desenvolvimento Rural, concede um desconto de 50% do valor para operações de até R$ 2.500.  Os jovens beneficiados terão três anos para efetuar os pagamentos, em parcelas anuais, e com desconto de 50% para pagamentos até a data de vencimento. “Essas ações fazem com que os jovens possam, definitivamente, se posicionar como empreendedores com formação para atuar no campo”, ressalta Spies.

Informações adicionais para a imprensa:

Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3239-4039 – (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br