Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Simpósio sobre queijo artesanal...

Simpósio sobre queijo artesanal debate importância do produto para famílias da Serra

Para tratar da produção e da valorização do queijo artesanal, o 2º Simpósio Interestadual de Queijo Artesanal Serrano reuniu produtores, técnicos e lideranças em Lages nesta quarta-feira,13. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, participou da abertura oficial do encontro e destacou a importância do queijo artesanal para dar mais valor à produção de leite na região da Serra catarinense e dos campos de cima da Serra gaúcha.

Segundo o secretário Airton Spies, Santa Catarina tem grande interesse em promover e resgatar a produção do queijo artesanal serrano, por ser um produto ligado à cultura e tradição do local. As empresas responsáveis por assistência técnica e extensão rural de SC e do RS, Epagri e Emater firmaram parceria para orientar os produtores e com isso melhorar a qualidade e os processos produtivos do queijo artesanal serrano, ampliando o acesso a mercado.

Os dois estados buscam conquistar a indicação geográfica protegida (IGP) para o queijo artesanal serrano. O secretário Spies destaca que a IGP deverá valorizar ainda mais o produto e garantir uma alternativa de renda para os produtores de leite da região. “O queijo artesanal serrano tem uma profunda ligação com o modo de fazer, com o clima e a cultura da região serrana, que é única no Brasil, e com isso se qualifica a ser um produto com indicação geográfica protegida”, afirma.

Spies ressalta ainda que o Estado está investindo no desenvolvimento da produção leiteira, já que tem clima favorável e os agricultores familiares estão profundamente ligados à produção animal. “O leite se mostra como uma das atividades mais promissoras para gerar renda e qualidade de vida. Cada região tem suas especificidades e certamente a Serra catarinense tem vantagens por poder produzir queijo artesanal com diferencial de mercado”.

O 2º Simpósio Interestadual de Queijo Artesanal Serrano é organizado pela Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri); Associação de Produtores de Queijo Artesanal da Serra Catarinense (Aproserra); Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures); Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense (Cisama); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Rio Grande do Sul, e conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Governo de Santa Catarina; SC Rural; Banco do Brasil; Uniplac; Queijo & Cia e Vinícola Sanjo.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3239-4039 – (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br