Secretaria de Agricultura participa do 1º Simpósio Nacional de Apicultura Orgânica em Içara
Içara será sede do 1º Simpósio Nacional de Apicultura Orgânica. O evento, que conta com 800 produtores inscritos, acontecerá no final desta semana e terá com tema “Apicultura Século XXI”. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, participará da abertura oficial do Simpósio nesta quinta-feira, 17, às 13h30, no salão paroquial da Igreja Matriz. Junto com o Simpósio acontecerá também o 31º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores (ECA) e uma expo-feira de produtos e equipamentos apícolas. O evento trará diversas palestras voltadas para o setor e também minicursos.
Segundo o presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC), Nésio Fernandes de Medeiros, o Simpósio tem como objetivo transmitir ao setor apícola as mais recentes tecnologias voltadas para apicultura, principalmente a apicultura orgânica. “A apicultura orgânica tem um manejo diferenciado, as abelhas não podem estar próximas de estradas e nem de lavouras que usem agroquímicos. O mercado internacional para esse tipo de apicultura é muito promissor, principalmente nos Estados Unidos”, destaca.
Para o secretário da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, a apicultura se enquadra no perfil da agricultura catarinense por gerar renda em pequenos espaços e agregar valor à cadeia produtiva. “Como se sabe o mel é um alimento nobre, de alto valor nutritivo e com altíssima qualidade, que está sendo explorado de forma muito positiva, com profissionalismo, fazendo com que esse produto seja cada vez mais valorizado e agregue valor para nossas propriedades rurais e nas cadeias produtivas”, afirma.
Em Santa Catarina são mais de 30 mil famílias rurais dedicadas à apicultura, possuindo um total de 350 mil colmeias instaladas e uma produção de seis mil toneladas/ano. O estado é o quarto maior produtor nacional de mel, com a maior produtividade por quilometro quadrado, e também o segundo maior exportador de mel do Brasil, sendo que a produção é destinada principalmente para os Estados Unidos e Europa.
Incentivo à apicultura
Santa Catarina já foi líder nacional na produção de mel, mas vem perdendo espaço nos últimos anos. Para reverter esse quadro e incentivar a produção de mel, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca lançou um programa de apoio à apicultura que consiste em fornecer aos produtores interessados equipamentos necessários para implantação da atividade na propriedade.
Cada kit tem na sua composição os seguintes equipamentos: seis colmeias, com ninho e dois melgueiras; cera alveolada para seis comeias; formão; dois macacões completos com máscara; dois pares de luvas e um fumegador, cobertura ecológica, arames, esticador de arame, rainha, núcleo Langstoth, alimentador de cobertura, luvas, jaleco. O valor do kit é de aproximadamente R$ 1.800,00. Ao adquiri-lo, o produtor terá dois anos de prazo para pagamento com parcela anual. Se o pagamento for único, quando do vencimento da primeira, haverá subvenção da ordem de 60% sobre o valor da segunda parcela. Neste caso, o produtor pagará apenas R$ 1.260,00.
Informações adicionais para imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4417/ 98843-4996
Site: www.agricultura.sc.gov.br