Secretário da Agricultura participa de roteiro na ADR Araranguá no Dia de Ação de Governo
Fotos: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá
O Dia de Ação do Governo chegou à 8ª edição nesta quarta-feira, 13. O programa, organizado pela Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos do Governo do Estado, vinculada à Casa Civil, tem o objetivo de promover uma maior aproximação entre os diferentes órgãos do governo e a população catarinense. Na região da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, esta foi a quarta edição do programa, que contou com a participação do Secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa.
Acompanhado do secretário executivo da ADR, Heriberto Afonso Schmidt, do gerente regional da Epagri, Reginaldo Ghellere, e da gerente de políticas socioeconômicas rurais e urbanas, Jane Aparecida Soares de Souza, Sopelsa cumpriu roteiro no Extremo-Sul, na cidade-sede da Agência e em outros dois municípios.
O primeiro compromisso foi uma entrevista coletiva de imprensa, no gabinete da Agência. Ele anunciou aos representantes da mídia regional a renovação do Programa SC Rural, que começou em 2011 e cuja etapa atual termina neste ano. A iniciativa é executada pelo Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial e destina recursos não reembolsáveis a empreendimentos da agricultura familiar, mediante contrapartida dos beneficiários.
“Somados à contrapartida do Governo do Estado, serão investidos cerca de 500 milhões de reais para aplicar durante seis anos, com prazo de 30 anos para pagamento, e juros inferiores a 1% ao ano. Estes recursos podem ser aplicados em pequenas indústrias, em inclusão digital e tecnológica, levando internet e telefone ao campo, além de infraestrutura e outras ações para que a produção rural possa ter valor agregado”, disse Sopelsa.
Ainda pela manhã, o secretário da Agricultura, acompnhado do secretário da ADR Araranguá, do Prefeito de Sombrio Zênio Cardoso e demais lideranças, participou da inauguração, na comunidade de Santa Fé, em Sombrio, de uma unidade de processamento de leite e derivados. A unidade é do produtor Odair Rocha Pereira, associado à Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Sombrio – Coopersombrio. “Vocês têm um produto diferenciado e de qualidade, além de tudo perto da comunidade. Iniciativas como esta são muito importantes para o fortalecimento da agricultura familiar catarinense”, disse Sopelsa.
O Presidente da Cooperativa, José Ivonei de Lara, destaca que em parceria com a Epagri, a Coopersombrio, que conta com 122 associados, recebeu do Governo do Estado, por meio do SC Rural, cerca de R$ 300 mil, investidos em vários segmentos. A meta agora é inaugurar a sede da Cooperativa e o ponto de comercialização dos produtos. “Somos muito gratos ao Governo do Estado e aproveitamos bem estes recursos. O caminho é a agricultura familiar”, agradeceu.
Na unidade de processamento de leite do produtor familiar Odair Rocha Pereira, foram destinados quase R$ 40 mil. Serão processados cerca de 1.500 litros/mês de leite, na produção de queijo e bebida láctea, para comercialização no mercado de Sombrio.
À tarde, o roteiro teve continuidade com uma vistoria à Rodovia SC-447, trecho entre os Municípios de Araranguá e Meleiro. A estrada estadual que possui 18,8 km de extensão e conta com intenso tráfego diário, está recebendo revitalização do Governo do Estado, por meio do Deinfra.
O Dia de Ação de Governo encerrou com a 3ª reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), que aconteceu no auditório da ADR em Araranguá. Participaram da reunião os Prefeitos de Arroio do Silva, Juscelino Guimarães; São João do Sul, Moacir Teixeira; Jacinto Machado, João Batista Mezzari; Timbé do Sul, Roberto Biava e Turvo, Tiago Zilli, além de vereadores, representantes da sociedade civil organizada, Secretários Municipais de Agricultura e presidentes de sindicatos rurais.
Em seu discurso, o secretário de Estado da Agricultura ressaltou que Santa Catarina se destaca de outros estados brasileiros no que se refere à agroindústria, e reforçou a importância da implementação de políticas no setor agrícola, mantendo os filhos de agricultores no campo. Neste sentido, valorizou as ações da Epagri na implementação de cursos de capacitação para tornar o produto do campo mais competitivo e o uso de tecnologias e de equipamento de precisão na melhoria da qualidade dos produtos.
Para o secretário executivo da ADR Araranguá, o saldo do roteiro foi positivo. “O Dia de Ação de Governo proporciona esta aproximação da estrutura do governo com a Região, compartilhando informações com as pessoas e entidades. Essa proximidade é muito importante e a presença do Secretário de Agricultura aqui no Extremo-Sul, região agrícola, foi de grande valia para todos nós”, concluiu Schmidt.
{article Leneza Possamai Della Krás – ADR Araranguá}[text]{/article}