Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Secretário da Agricultura participa...

Secretário da Agricultura participa de encontro dos associados da Coopersulca em Turvo

Os associados da Cooperativa Regional Agropecuária Sul Catarinense (Coopersulca) terão um dia de confraternização neste sábado, 5, em Turvo. O Encontro de Casais Coopersulca deverá reunir os associados e seus familiares para uma manhã voltada para o debate de questões ligadas à agricultura e ao cooperativismo. O evento acontece no parque de Exposições Ires Olivo e tem início às 9h30. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, irá participar do encontro e proferir palestra sobre as perspectivas da agricultura e sucessão familiar.

A Coopersulca conta com 2.500 famílias de agricultores familiares associados, que residem nos municípios do extremo sul de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul. O Encontro de Casais será uma oportunidade para que os associados e seus familiares compartilhem conhecimentos e informações que contribuam para melhoria da gestão nas propriedades rurais. O secretário Airton Spies destaca a importância da participação das mulheres no evento, já que, no dia a dia, elas têm grande influência na tomada de decisões. “A Cooperativa realiza esse encontro com objetivo claro de fortalecer a integração entre seus associados e seus familiares e ainda fortalecer a união entre os associados e os dirigentes da Coopersulca em prol do desenvolvimento e da qualidade de vida”.

Em sua palestra, o secretário irá abordar as perspectivas da agricultura e a sucessão familiar, que é o grande desafio enfrentado pela maioria das propriedades rurais. Segundo Spies, o futuro da agricultura familiar será baseado na produtividade, uso de tecnologia e profissionalismo na gestão. “Produzir alimentos com sustentabilidade e gerar renda alta em pequenas propriedades, isso requer agricultores profissionalizados, que aplicam tecnologia de ponta; que têm uma produção diversificada para aproveitar os fatores de produção ao longo do ano todo; que estão organizados em cadeias produtivas, como o cooperativismo, para agregar valor e vender os produtos por um valor maior”.  Isso tudo aliado a uma gestão financeira eficiente para aplicar bem os recursos e também um cuidado com as pessoas que vivem na propriedade para atrair os jovens a permanecerem no campo.

Spies explica que em Santa Catarina existem cerca de 200 mil propriedades rurais economicamente ativas, sendo 30 mil propriedades já identificadas como sem sucessores em potencial.  Ou seja, propriedades em que os donos têm mais de 50 anos de idade e sem filhos residentes na propriedade rural. “Como em Santa Catarina temos uma empregabilidade quase plena de mão de obra, os jovens do meio rural também estão sendo atraídos pelos empregos urbanos. O meio rural precisa criar a atratividade suficiente para que o agricultor continue no campo e para que ele faça a opção de ser um agricultor profissional“, diz.

“Hoje, os jovens têm a opção de sair da propriedade e são livres para fazê-lo. Cabe às políticas publicas criar no meio rural uma condição de vida que traga atratividade para o campo, fazendo com que esses jovens optem livremente por ficarem nas propriedades rurais e queiram ser os sucessores de seus pais”, afirma Spies. Para o secretário a internet no campo, estradas de qualidade, energia elétrica e condições de lazer fazem parte da construção da autoestima do agricultor e precisam ser tratadas pelo poder público para que o meio rural tenha gente capaz, produtiva e principalmente feliz.

Santa Catarina já tem em sua maioria agricultores familiares profissionalizados, engajados nas cadeias produtivas econômicas do estado, produzindo produtos de alta qualidade com custos competitivos e gerando uma renda maior do que aquela oferecida no meio urbano. “O agricultor familiar não é mais sinônimo de agricultor pobre. O agricultor catarinense é um empreendedor e o que precisamos fazer é continuar investindo para aumentar a qualidade de vida e as capacidades desse agricultor”, destaca Airton Spies.

Por fim, o secretário fala que o desejo do Governo do Estado é que a agricultura continue se modernizando, aplicando tecnologia de ponta, investindo em alta produtividade, reduzindo os riscos com a utilização da água de maneira racional e irrigação e trabalhando com culturas e criações de alta densidade econômica.

A palestra do secretário Airton Spies está agendada para as 9h45. Às 11h, o Frei José Milanez da Ordem dos Servos de Maria de Turvo falará sobre a união familiar e cooperativismo e, logo após, será servido almoço.

Informações adicionais:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3239-4039 – (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br