Números do Programa SC Rural são apresentados ao Secretário da Agricultura e da Pesca
Nos últimos três anos, o Programa SC Rural, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, beneficiou 54 mil famílias no meio rural. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira, 9, pelos dirigentes do Programa ao secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.
O Programa SC Rural investe mais de R$ 38 milhões em 72 projetos estruturantes, que representam 361 empreendimentos e 4.455 famílias de agricultores beneficiados. Os projetos são desenvolvidos por 43 pequenas cooperativas, 22 associações de negócios agrícolas e não agrícolas, grupos de jovens, piscicultores, apicultores, duas entidades indígenas, uma sociedade artesanal e um grupo de agroecologia, entre outros.
“Essa reunião foi muito importante porque a Secretaria Executiva do Programa Santa Catarina Rural apresentou uma situação atualizada da execução das metas físicas e financeiras. E ficou claro de que a maioria das ações as metas estão sendo cumpridas, houve uma aceleração muito importante no final de 2013, como também agora no primeiro semestre de 2014”, ressaltou Spies.
O secretário da Agricultura reconheceu algumas pendências e considerou ”importante apontá-las com clareza para podermos tomar decisões no sentido de corrigir o que é preciso ser corrigido. E também, continuadamente, fazer os ajustes de gestão para manter o programa na direção certa”. Para Spies, o Programa SC Rural está mostrando que é uma grande alavanca para o desenvolvimento rural sustentável de Santa Catarina.
De acordo com o secretário executivo do Programa SC Rural, Julio Bodanese, o SC Rural está cumprindo roteiro de visitas às entidades parceiras para mostrar os resultados obtidos até agora. “Nossas ações estão fazendo a diferença lá nas propriedades rurais, estão em linha com as diretrizes do Banco Mundial e com as diretrizes do Governo do Estado”, afirmou.O Programa é executado em conjunto pelas Secretarias da Agricultura e da Pesca, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, Epagri, Cidasc, Fatma e Polícia Militar Ambiental.
Conforme o Spies, a Secretaria Executiva do SC Rural “foi muito feliz em trazer os números, e é importante para o Secretário da agricultura e da Pesca conhecer a situação para poder ajudar na gestão, pois estamos num programa que tem múltiplos executores, o que torna a gestão mais complexa, mas também bem mais abrangente”.
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3239-4039 – (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br